APRESENTAÇÕES DE DANÇA ENCERRAM OS JOGOS PARALÍMPICOS UNIVERSITÁRIOS

Apresentações de dança encerram os Jogos Paralímpicos Universitários

Cerimônia de encerramento foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Performance do Grupo Bombelela no encerramento dos Jogos Paralímpicos Universitários. Foto: Alexandre Urch/CPB/MPIX

Música. Um casal sentado no chão do palco inicia a apresentação, com movimentos rápidos de braço, em um sincronismo que prende a atenção de todos os presentes. Na sequência, o cavalheiro levanta a dama e a coloca na cadeira de rodas, e os dois seguem o compasso da música e os passos certeiros da dança de salão. Assim deu-se início à cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Universitários, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na noite deste sábado, 29.

Após os vários aplausos dos que acompanhavam o início do ato, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou para os atletas, e agradeceu a presença de todos que participaram da competição. “Nossa missão é fomentar o esporte universitário, e vocês, os atletas, são os protagonistas deste evento, fizeram história aqui. A partir do que vivemos esta semana daremos continuidade à parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro para a promoção das próximas edições destes Jogos e de outras competições do paradesporto, preenchendo um débito que tínhamos com os universitários com deficiência”.

Foto: Alexandre Urch/CPB/MPIX

Dentre as próximas competições que abarcarão o paradesporto, o presidente da CBDU citou os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2017 contarão com as duas modalidades já atendidas em 2016 – natação e tênis de mesa –, além do atletismo, e os Jogos Universitários Pan-Americanos, em 2018, primeiro evento internacional do paradesporto universitário, novidade que foi recebida pelos alunos-atletas com muitas palmas e gritos de empolgação.

Na sequência, foram reveladas as Instituições de Ensino Superior campeãs na classificação geral, no masculino e feminino. Confira quem levou o troféu:

Feminino:

1° lugar – Faculdade do Clube Náutico Mogiano – SP

2° lugar – UFPR-PR

3° lugar – UNOPAR

Masculino:

1° lugar – Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista – SP

2° lugar – Estácio de Sá – RJ

3° lugar – Max Planck – SP

A vice-presidente do CPB, Naíse Pedrosa, encerrou a cerimônia, destacando o sucesso da edição 2017 dos Jogos Paralímpicos Universitários que, com a parceria junto à CBDU, mais que dobrou o número de inscritos. “Nossa parceria com a CBDU é um caminho sem volta, uma parceria que vem para inovar e fazer história, um exemplo para todo o mundo”, pontuou.

Uma apresentação de salsa do Grupo Bombelela fechou os Jogos, e colocou todos os presentes para dançar.

Grupo Bombelela encerra a cerimônia com uma apresentação de salsa. Foto: Alexandre Urch/CPB/MPIX

Os Jogos Paralímpicos Universitários foram realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 26 e 29 de julho. A competição é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e contou com a participação de 200 atletas, de 21 estados, nas modalidades bocha, judô, tênis de mesa, atletismo, natação e parabadminton

NOTÍCIAS RELACIONADAS