ARGENTINA FICA COM TÍTULO NO BEACH TENNIS INDIVIDUAL

Argentina fica com título no beach tennis individual

O estudante Tomás, da Universidade Nacional de La Plata, venceu o brasileiro João Paulo numa final acirrada

O camisa 5, Tomás, venceu o torneio individual, representando a Argentina. Foto: Fotojump

Após o encerramento do torneio de duplas, o torneio individual de beach tennis foi disputado nesta seta-feira (31), no quarto dia de competições do II International University Beach Games, em Maceió. A modalidade, que estreia no formato de exibição na grade esportiva do Beach Games, contou com a participação de dois atletas argentinos e dois atletas brasileiros.

O sistema de disputa para a competição ficou formatada da seguinte forma: Os atletas disputaram partidas de um único set, com 6 games, que são pontuados de forma idêntica ao tênis de quadra (15, 30, 40 e game). Em caso de empate em cinco games, o jogo vai para 7 games. No caso de novo empate em 6 games, o jogo é decidido no formato tie-break. O tie-break é disputado em melhor de 7 games, onde cada ponto conta um game.

Duelo de força

Na primeira partida do torneio, o argentino Augustín encarou o brasileiro Jorge. A partida foi marcada pela imposição física do argentino, que aproveitou a maior potência física e explorou muito bem os saques, misturando os saques forçados com saques mais balanceados. Ao longo da partida, Jorge foi sentindo o desgaste e acabou perdendo o duelo por 6 games a 2.

Jogaço

A segunda partida da tarde acabou sendo um dos melhores confrontos da competição. O brasileiro João Paulo e o argentino Tomás protagonizaram um duelo de muita qualidade, digno do clássico Brasil x Argentina. O confronto foi marcado pela grande quantidade de quebras de saque (8 ao total) e chegou a ficar empatado em 5 games. No momento decisivo, Tomás teve mais sangue frio e soube explorar os erros de João Paulo, fechando a partida em 7 games a 5.

Que virada

Na sequência, outro confronto entre brasileiros e argentinos. João Paulo, precisando da vitória para ainda se manter com chances de classificação para a final, enfrentou Augustín, que havia vencido a sua primeira partida. No início do jogo, parecia que a maré estava para o argentino, que rapidamente abriu 2 games a zero e indicava uma vitória tranquila. Augustín chegou a abrir 40-15 para conquistar o terceiro game, mas, a partir daí, João Paulo teve uma fantástica recuperação e conseguiu cravar 6 games em sequência, virando a partida para 6-2 e se mantendo vivo no torneio.

Primeira eliminação

O último jogo da tarde trouxe a disputa entre o argentino Tomás e Jorge. O argentino entrou como favorito, mas Jorge estava disposto a dificultar as coisas. O jogo chegou a ficar empatado em 2-2 no início, mas a maior imposição física de Tomás acabou prevalecendo, principalmente com seu estilo agressivo de saque. No final, Tomás venceu a partida por 6-3, conquistando a sua segunda vitória da competição. Com a derrota, Jorge acabou ficando sem chances de chegar à final do torneio.

Parceiros ou rivais?

No início da última rodada da fase classificatória, aconteceu o duelo mais inusitado da competição. Os argentinos Tomás e Augustín, que ficaram na terceira colocação do torneio de duplas, se enfrentaram valendo uma vaga na final. Augustín precisava da vitória para ainda ter chances, e Tomás tinha de vencer para não depender de outros resultados.

A partida foi bastante disputada, com ambos tendo conquistado muitas quebras de saque (foram 10 no total). No final da disputa, prevaleceu a maior categoria de Tomás, que venceu a partida por 7 games a 5.

Brasil x Brasil

O último jogo da fase classificatória colocou à frente os dois brasileiros da competição. João Paulo e Jorge fizeram um jogo rápido, com João Paulo dominando as ações desde o início. Mesmo com algumas jogadas de habilidade, Jorge acabou sucumbindo ao forte jogo de saque e voleio de João Paulo, que finalizava os pontos com bastante explosão física. Ao final, vitória por 6-3 e vaga na final para João Paulo. Jorge ficou com a disputa do terceiro lugar.

Terceiro lugar

Na disputa pela terceira colocação, Augustín e Jorge refizeram seu duelo da primeira rodada. Com uma vitória tranquila na partida anterior, parecia que a vida do argentino seria fácil para buscar a terceira colocação. Mas o que se viu foi um jogo disputadíssimo, com Jorge fazendo sua melhor apresentação no torneio.

O brasileiro começou o jogo com tudo e chegou a abrir 3 games a 1. O argentino parecia nervoso com a situação, mas aos poucos foi encaixando o seu jogo. Ainda assim, Jorge manteve as ações equilibradas até o 5-5, quando Augustín conseguiu se sobressair no aspecto físico e venceu a partida por 7-5, conquistando o terceiro lugar do torneio.

Que final!

No último jogo do torneio, Tomás e João Paulo, que haviam feito o melhor jogo da fase de grupo, disputaram o título do torneio de beach tennis. A expectativa era de outro grande jogo, mas o que se viu superou todas as expectativas. Num duelo de quase 40 minutos, Tomás e João Paulo batalharam ponto a ponto pela vitória, em jogo que só foi decidido no tie-break.

Na final, a partida acabou sendo disputada em melhor de 8 games. O jogo foi marcado por várias jogadas plásticas, trocas de bolas bastante longas, e até uma certa catimba por parte de ambos os jogadores. Tudo isso fez com que a partida chegasse empatada em 8-8, com o título sendo decidido no tie-break. Na hora da decisão, Tomás teve mais calma e conseguiu capitalizar os erros do brasileiro, vencendo o tie-break por 7-3, e o jogo por 9-8. Título argentino nas areias de Maceió.

Muito emocionado, Tomás agradeceu a receptividade durante o torneio. “Foi muito legal, minha primeira experiência internacional e conquistar um título. Estou muito contente pelo resultado, foi um bom jogo”, comentou após a vitória. Já João Paulo enalteceu a partida disputada, além de agradecer a oportunidade de representar o Brasil no torneio de exibição. “Esse evento foi importante para divulgar o esporte aqui em Alagoas e no Brasil. Que o beach tennis continue crescendo mais”, concluiu o brasileiro.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Smack Neto – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS