BRASIL E PARAGUAI NA FINAL DO BEACH SOCCER FEMININO

Brasil e Paraguai na final do beach soccer feminino

Classificada com uma rodada de antecedência, UNIFOR-BRA terminou fase de grupos 100%; anfitriã UFAL não vai bem e perde para as paraguaias

O fim de tarde desta sexta-feira (31), recebeu os dois últimos jogos da fase de grupos do beach soccer feminino na Arena localizada na praia da Pajuçara, pelo II International University Beach Games. Todas as partidas do dia tiveram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente que ocorreu na noite de ontem (30). Dois ônibus que colidiram transportavam estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas.

UNIFOR, representando o Brasil, chega às finais do beach soccer. Foto: Fotojump

A UNIFOR-BRA já estava classificada, mas venceu as já eliminadas USFXC-BOL por 16×1 e garantiu o 100% da fase de grupos, com um saldo de 28 gols. As bolivianas acabaram com a defesa mais vazada, tomando 42 gols em 3 jogos. E o jogo que valia como semifinal entre UFAL-BRA e ADUP-PAR acabou com as paraguaias na final.

1ª contra 4ª colocada

Tudo indicou que seria um jogo fácil para a UNIFOR-BRA. Já estava classificada para a final jogando bem e enfrentava o time mais fraco do grupo, as meninas da USFXC-BOL. Desde o começo, o jogo se desenhou para ser tranquilo. O primeiro tempo acabou em 6×0 para as brasileiras, com direito a dedicatória da Maria Carolina Barbosa para o irmão Davi, de apenas três anos.

No segundo tempo, o mesmo ritmo foi mantido. UNIFOR ampliou para 11×0 sem dificuldades. No terceiro tempo imprimiram menos velocidade por conta do cansaço, mas aumentaram para 16×0. A Bolívia, em um lance bonito, fez um gol de honra, com Alejandra Escobar. A torcida vibrou muito com as queridinhas bolivianas.

Ao final do jogo, a equipe cearense chamou as adversárias para darem as mãos e agradecerem à torcida, em um gesto de respeito entre os dois times.

Ao sair do gramado, Pholyana Soares pregou foco total na grande decisão. “Final é diferente, sempre vem com um peso a mais. A chave da vitória vai ser muita determinação e confiança. O time está muito unido e preparado”, disse a camisa 3.

A boliviana Mariana Zelaya crê no terceiro lugar. “Daremos tudo nesse jogo para ganhar o bronze”, disse confiante a camisa 7 da USFXC.

Jogo com cara de semifinal

Quem ganhasse o jogo entre UFAL-BRA e ADUP-PAR enfrentaria a UNIFOR na grande final. As meninas brasileiras entraram com uma fita preta no braço direito para demonstrar o luto e homenagear os estudantes mortos no acidente que ocorreu na noite de quinta (30). O jogo tinha tudo para ser duro, mas falhas individuais e falta de sorte atrapalharam a equipe Alagoana. Com um gol contra da goleira, a ADUP abriu o placar e fez 1×0. Ainda no primeiro tempo, as paraguaias ampliaram para 3×0 e tiveram ajuda até do montinho artilheiro no terceiro gol. As meninas da UFAL até tiveram chance de abrir o placar, mas perderam o pênalti com bela defesa de Paola Letícia. Na verdade, o pênalti foi uma das poucas chances das brasileiras no jogo.

O técnico paraguaio Sergio Britos manteve a agitação das duas primeiras partidas, mesmo com a vitória. Sem ser agredida, a ADUP pôde sair mais com a goleira linha e criar mais jogadas, até que as paraguaias fecharam o placar por 5×0.

Mesmo com a derrota, a camisa 14 da UFAL, Márcia Kelly, mostrou confiança em conquistar o bronze. “Já ganhamos o primeiro jogo contra a Bolívia e vamos brigar por esTe terceiro lugar”, disse.

A camisa 5 da ADUP, que se destacou tanto ofensivamente quanto defensivamente, afirmou estarem preparadas para a final. “Estamos muito preparadas para a decisão. Agora é descansar e jogar no sábado, disse a incansável Mara Talavera.

Final e disputa de terceiro lugar

A final do beach soccer feminino será disputada no sábado (1), entre a UNIFOR-BRA e a ADUP-PAR. O horário da final é às 12:30 na Arena e a vitória vale a medalha de ouro e o troféu. Já a decisão do terceiro lugar será realizada uma hora antes, às 11:30 entre UFAL-BRA e USFXC-BOL, valendo o terceiro lugar e a medalha de bronze.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Philipi Accete – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS