BRASILEIRAS DOMINAM O PÓDIO NO JUDÔ NO TERCEIRO DIA DE UNIVERSÍADE

Brasileiras dominam o pódio no Judô no terceiro dia de Universíade

Eleudis Valentin leva prata e Tamires Crude bronze na Universiade 2017

Por Fabiana Barcelos

Felicidade das judocas Tamires Crude e Eleudis Valentin

O terceiro dia de competição no judô também foi de grandes emoções. Os atletas Marcelo Fuzita e Eleudis Valentin competiram na categoria meio leve e Lincoln Keiti e Tamires Crude na categoria leve. Mas, hoje o dia foi das mulheres: a judoca Eleudis levou prata e Tamires bronze.

Eleudis dominou a luta contra a japonesa Rina Tatsukawa, mas no Golden Score perdeu e ficou com a prata. Tamires lutou contra a italiana Anna Righetti e no Golden Score, fechou com um lindo ippon que garantiu o bronze.

De acordo com a judoca Eleudis Valentin manter o foco foi um dos ingredientes principais dessa colocação. “Além de treinar muito, mantive o foco em meu objetivo. Eu sabia que teria lutas fortes, afinal esse é um mundial. Estou muito contente com meu desempenho hoje, pois tive lutas com tempos curtos. Só na luta final, que vacilei no chão, por um detalhe. Mas, errar me faz ver onde tenho que ajustar”, comenta Valentin. Emocionada, a atleta faz questão de deixar uma mensagem. “Temos que estudar, pois a carreira de um atleta é curta. Agradeço o apoio e incentivo da CBDU ao esporte e aos atletas do Brasil”, finaliza ela.

A judoca que conquistou o bronze hoje, Tamires Crude, também avaliou a competição como muito forte. “O nível das atletas é muito alto. Confesso que esperei mais de mim, mas fiz uma competição muito boa. Minha última luta foi bem difícil, mas quando chegou no Golden Score, fiz a pegada e acertei o golpe. Judô é tudo para mim, tudo que tenho hoje foi devido ao judô”, conta emocionada.

Amanhã acontece a última competição do judô e mais quatro brasileiros nos representarão em duas categorias: ligeiro com Allan Heiji e Gabriela Chibana, e absoluto com Ruan Isquierdo e Sibila Mariana.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu. As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países. O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo. Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso. Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br. Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS