Nesta sexta feira, 7 de dezembro, parte do grupo de trabalho da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) realizou ações solidárias em duas instituições da capital federal. A ação faz parte de uma série de doações feitas pela CBDU durante todo o ano. A cada cidade visitada no calendário de campeonatos universitários, um kit esportivo é doado para alguma atlética local na intenção de fomentar o esporte. Essa prática que já vem sendo realizada há anos pela Confederação é a CBDU Social.

No final do ano não poderia ser diferente. Os campeonatos de 2018 acabaram, mas a ação solidária não. As instituições beneficiadas essa semana foram a Casa da Paternidade e o Instituto Federal de Brasília (IFB), ambos localizados na cidade satélite estrutural. Apesar de serem propostas solidárias diferentes, as doações englobam o mesmo objetivo dentro do CBDU Social.

A casa da paternidade é uma creche que funciona com ajuda voluntária e realiza projetos sociais na comunidade Santa Luzia na Cidade Estrutural – DF. A instituição luta pela garantia dos direitos das crianças a fim de que a formação, interação e preservação de valores da vida na infância ecoem positivamente em toda sua vida adulta. Um kit de bolas foi cedido á instituição para recreação das crianças de mais de 120 famílias que a Casa atende.

 

Já no IFB, o uso das bolas será diretamente aplicado como fomento ao esporte, uma vez que estas serão utilizadas para o treinamento de jovens atletas que buscam participar de campeonatos dentro e fora da própria instituição. O professor de Educação Física Giano Luís Copetti explica como a doação fará diferença para o Instituto:  “Quero agradecer a CBDU por essa doação. Temos um projeto muito interessante de esporte, temos alunos de ensino médio, universitários e também temos treinamentos abertos á comunidade daqui que é um pouco mais carente e não tem acesso ao esporte. Toda a ação que vem em prol de desenvolver o esporte, ajudar a gente a suprir as lacunas e as necessidades administrativas, formais, de treinamento ou de materiais, é extremamente benéfica”.

 

O CBDU Social

O projeto CBDU Social visa unificar ações já realizadas pela Confederação, alinhando isso ao calendário de eventos, tornando-as atividades oficiais e permanentes na programação da instituição. Segundo o presidente da CBDU, Luciano Cabral, por meio do projeto, há o compromisso de mostrar que as oportunidades existem, e que é possível ter um futuro promissor e de possibilidades por meio do esporte.

“O nosso objetivo é mostrar que o esporte pode transformar pessoas em heróis. Muitas pessoas tornaram-se destaques alinhando esporte e educação como plataformas de crescimento pessoal e, através deste caminho, construíram o futuro deles”, enfatizou.

Transformar vidas por meio do esporte é uma missão, na qual o CBDU Social insere em seus projetos e propósitos. “Aproximar jovens e crianças que têm menos acesso ao esporte e educação é, sem dúvida, o legado que deixamos, uma semente que plantamos, para que elas desenvolvam-se socialmente”, pontua o presidente.