Com incentivo da CBDU, 8 estados participam do JUBs Futebol 2022 na categoria feminina; número mais que dobrou comparado a edição passada

Por João Ricardo Camilo – Assessoria JUBs Futebol 2022

Para elas, o gramado do JUBs Futebol tem um significado a mais: além da busca pelo bicampeonato, é a oportunidade de ganhar visibilidade na modalidade que tem se destacado no cenário do esporte brasileiro. O time de futebol feminino da Universo, de Goiás, levou a federação do estado à medalha de ouro na temporada do ano passado. Agora, em 2022, a disputa fica ainda mais acirrada: são mais 5 delegações na competição em relação a 2021.

Foto: CBDU / João Pedro Portela / Lucas Marcelo / Collab Clichê.

Para estimular o crescimento da modalidade, a CBDU custeou integralmente a hospedagem de todos os estados que inscreveram as duas equipes no campeonato, tanto a masculina, quanto a feminina. O incentivo deu certo: de 3 times femininos em 2021 para 8 em 2022. “A CBDU sempre teve a tradição de apoiar esporte feminino. Não é à toa que nós já nós organizamos a Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino, o Primeiro Mundial de Futsal Feminino, e agora o JUBs Futebol. Este histórico, mais os benefícios, são fatores chaves para garantir igualdade nas competições”, explica o diretor de esportes e eventos da Confederação, Alessandro Battiste. 

Jogando em casa, a capitã do time goiano, Samara Guimarães é um dos destaques da modalidade: ela foi artilheira da última edição e garantiu o ‘Troféu Melhores do Ano 2021’ da CBDU. “Defender o título aqui em casa, em Goiânia, com o apoio da nossa torcida, dos nossos familiares, têm tudo pra gente fazer um belo campeonato”, conta a estudante atleta que prometeu, junto com o time, fazer com que a medalha de ouro fique no Goiás. 

Mas têm equipe que mesmo vindo de longe, já se sente em casa no JUBs Futebol: assim como a Universo/GO, a Uniateneu/CE venceu os dois primeiros jogos do grupo A e segue colada no time da casa na tabela. Para elas, os mais de 2300 quilômetros que separam Fortaleza de Goiânia não serão em vão: “Vão ter muito mais gols ainda, já tevê até cavalinho por cima da goleira. Nós temos a probabilidade de ser campeãs e vamos correr atrás disso, é essa a nossa meta”, promete a atacante cearense, Adrian Alves. 

A semifinal é nesta sexta-feira (20), no Estádio Abrão Manoel da Costa, em Trindade. O confronto é decisivo para definir quem vai para a final dos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol, com a chance de representar o Brasil na Pan-americano Universitário, que será realizado em outubro deste ano no México. O duelo será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da CBDU. 


Serviço

Os JUBs Futebol 2022 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), com apoio local da Prefeitura Municipal de Goiânia, Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo Estadual de Goiás. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Uhlsport.

A competição funciona como classificatória para o FISU AMERICA Games; os Jogos Pan-americano Universitários, organizados pela FISU America entre os dias 14 a 26 de outubro de 2022 em Mérida no México.

NOTÍCIAS RELACIONADAS