Programa Jovens Voluntários – Por: Isaac Simões, Pedro Firmino e Fernanda Bulhões

Thiago Parmalat/CBDU

Não faltou emoção no último dia da fase classificatória do basquete masculino nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Conferência Nordeste. Com direito às arquibancadas lotadas do Pavilhão Comendador Tercio Wanderley, no bairro de Jaraguá, em Maceió, quatro equipes garantiram suas vagas, nesta quinta-feira (8) para as semifinais da competição.

Pelo Grupo A, a favorita Unifor-CE venceu com tranquilidade a equipe paraibana da UFCG por 115 a 54. Como haviam vencido a Uninassau-PE por 62 a 41 na estreia, os cearenses chegaram aos quatro pontos e avançaram para as semifinais em primeiro da chave, ultrapassando os pernambucanos, que se classificaram em segundo lugar no grupo com três pontos.

Assim, a Unifor-CE terá que medir forças nas semifinais com a FAT-AL, que em um jogo emocionante até o final e, muito equilibrado, acabou derrotada para a FMN-RN por 73 a 69, avançando na segunda posição do Grupo B, com três pontos. Já os potiguares (líderes da chave com quatro pontos) vão encarar os pernambucanos da Uninassau para chegar à decisão da competição. Os jogos acontecem nesta sexta-feira (9), às 8h e 10h.

Favoritos mostram força
Com uma equipe mais entrosada, a Unifor-CE não tomou conhecimento da UFCG-PB, que mesmo tendo um bom desempenho defensivo no início da partida, acabaram vendo os cearenses abrirem 49 a 15 no primeiro quarto.
Do segundo em diante, Gabriel Albuquerque e Israel Lima comandaram a Unifor-CE em quadra, garantindo a vitória da equipe por 115 a 69. Os dois jogadores foram os destaques da partida e terminaram o confronto como cestinhas, marcando 26 pontos cada.

Após a partida, o jogador Victor Ian da UFCG – PB, afirmou que a maior dificuldade de ser atleta é lidar simultaneamente com as aulas e o esporte. “É difícil conciliar os estudos com os treinos, perdendo semanas de aula e tendo de repor tudo depois”, contou.

Potiguares vencem donos da casa
Na partida mais esperada do dia, FAT-AL e FMN-RN travaram um confronto equilibrado, com direito a emoção até os minutos finais. Apesar do início consistente da equipe alagoana, a diferença no placar nunca ultrapassou os 10 pontos e o primeiro quarto acabou em 24 a 15 para os donos da casa.

O time visitante retornou com uma marcação mais assertiva no segundo quarto, usaram bem os contra-ataques, mas viram o ala-armador Victor Gusmão e Gabriel Lopes abrirem uma vantagem de 20 pontos para a FAT. Mas, o dia era da FMN e, com a manutenção da solidez defensiva, aliada a bons arremessos, viraram a partida no terceiro quarto para 54 a 51.

No último quarto, o veloz Daniel Soares até conseguiu manter a boa forma dos alagoanos na quadra e levantou a torcida nas arquibancadas, mas viu o capitão da FMN-RN Jorgivaldo Santos e o eficiente Luiz Junior garantirem a vitória emocionante dos potiguares por 73 a 69.

Confira os jogos das semifinais do basquete masculino nesta sexta-feira:

08:00 – Unifor/CE x FAT/AL
10:00 – FMN/RN x Uninassau/PE

Já no período da tarde o primeiro jogo da seleção feminina de basquete foi bem acirrado e marcado. As seleções da UNINASSAU-PE e FMN-RN disputaram num acirrado em quadra. No primeiro quarto, as equipes pernambucana teve um ritmo forte, mas as potiguares terminaram o jogo com uma diferença de 6 pontos. O placar final foi de 26 x 20. Os outros períodos foram bem disputados, mas a seleção da UNINASSAU-PE levou a melhor finalizando com o placar de 92 x 51.

O segundo jogo começou às 14hs entre as seleções da UNIT-SE e UNIFOR-CE. No primeiro quarto, a equipe sergipana começa num bom ritmo marcando pontos nos primeiros minutos da partida, mas as meninas do Ceará avançam e terminam o período com o placar de 23 x 09. No segundo quarto, a equipe da UNIFOR-CE entrou bem mais determinada em quadra e logo nos 09:05 minutos de partida a jogadora nº 7, Tainah Botelho, faz um arremesso de longa distância garantindo 3 pontos, ampliando o placar em 26 x 09. O ritmo da equipe cearense só cresce e ela abrem vantagem no final da partida com o placar de 49 x14.

Já o terceiro quarto de jogo, é caracterizado por uma marcação forte das meninas da UNIFOR-CE que já nos primeiros minutos de jogo ampliam o placar para 51×16 e finalizam a partida com uma grande diferença para o time das sergipanas. Placar final 75 x 19. No quarto e último tempo de partida a equipe da UNIT- SE começa marcando ponto, mas devido as diversas faltas, o aproveitamento de pontos e a manutenção do bom ritmo de jogo, as representantes do Ceará finalizando o jogo com uma grande vantagem. Placar final de 87 x 32. O técnico da equipe da UNIFOR-CE, Oswaldo Júnior, falou sobre o jogo. “Nós já esperávamos esse placar elástico, até porque tecnicamente a equipe da UNIFOR é bem mais forte do que a equipe de Sergipe, respeitamos bastante a equipe tivemos que colocar também nosso basquete em prol dos nossos objetivos, então foi onde pude utilizar todas as minhas atletas numa sequência de jogo pra todos,” finalizou.

Ele ainda ressaltou que amanhã será dia de folga para as atletas e aguardará o resultado dos próximos jogos. Para Tainah Botelho,24, formada em Fisioterapia pela UNIFOR-CE e, atualmente, estudante dede psicologia ela falou um pouco sobre o que achou da partida e da equipe. “O jogo foi muito bom, conseguimos colocar em prática várias coisas que nós treinamos muito. Treinamos o mês de julho, praticamente, inteiro todos os dias da semana. Também podemos mostrar nossa união de time a gente preza muito, mesmo extra quadra, em hotel, preparação estamos sempre concentradas e focadas no nosso objetivo. Fazemos reuniões e encontros e falamos sobre o jogo que passou e o que estar por vir e isso fez muita diferença no jogo de hoje e principalmente na nossa atuação no jogo de ontem,” finalizou.

Amanhã, haverá mais quatro jogos. Ao meio – dia, UNINASSAU-PE X UNIT-SE e M.NASSAU-AL x UNINASSAU-PE às 14h.
O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

 

0 Comments

No Comment.