Desbravando novos lugares: breaking invade o JUBs BSB 2022

Por Fernando Matias – Voluntário de Imprensa JUBs Brasília 2022

Entre o vai e vem dos corredores do CICB e a euforia das milhares de pessoas presentes em Brasília, os sotaques e costumes dos quatro cantos do Brasil se cruzam e contam novas histórias. A edição de 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros traz consigo a certeza de que nenhum passo foi em vão: esse ano será a primeira aparição do breaking no evento. Antes mesmo da abertura das competições, os atletas já estavam circulando pela cidade para se adaptarem ao ambiente e entenderem o espírito da disputa.

Foto: Patricy Albuquerque/Light Press/CBDU

E assim o JUBS vai registrando novas memórias e criando sensação de pertencimento a atletas de diversas modalidades. O breaking chega ao maior evento universitário da América Latina, definitivamente, para ficar. É assim que Carolaine Navarro, da UNIFOR, mais conhecida como bgirl Karolzinha, enxerga esse marco. 

A relação de Karolzinha com o esporte foi incentivada pela mãe, que curtia o estilo e colocava as músicas para tocar em casa. Então, ela achou no breaking uma paixão para a vida. Desde o momento que iniciou a dançar breaking, em 2011, Karolzinha já não conseguia mais imaginar sua vida sem aquele ritmo. Para ela, o breaking sempre foi cultura e uma forma de se expressar quando as palavras e gestos já não são suficientes. 

“Fico muito feliz em ver o JUBs dando espaço para o breaking. Hoje, poder representar o esporte e ver que o breaking chegou tão longe é a certeza de que é só o começo”, destaca a atleta. 

Conquistar espaços antes inimagináveis é o combustível que faz os atletas do breaking continuarem a lutar pelo poder de externar os sentimentos a partir da dança. Foi assim, quando o movimento ainda estava nascendo, que o breaking desempenhou uma função social muito importante: amenizou brigas entre gangues estadunidenses e as transformou em disputas em rodas de break. 

Além disso, o breaking também abraça histórias. Foi o que aconteceu com Denilson Deivid, atleta de breaking que se identificou com a cultura pelo fato de ela representar tudo aquilo que ele acreditava. Denilson também viu no breaking uma forma de libertação: sempre que se sente pressionado pelas demandas do dia-a-dia, dançar o ajuda a reencontrar a própria força e responder às repressões da sociedade. 

“Certeza que ter o breaking tanto no JUBs, quanto nas Olimpíadas abre portas para muitas outras modalidades e finca ainda mais a bandeira da cultura breaking em palcos maiores. Viemos para ficar”, completa Denilson. 

Abrir alas para o breaking é coroar a trajetória de uma das culturas mais combativas e politizadas dos últimos anos. Logo, Karolzinha, Deivid e os outros atletas que competem e carregam a bandeira do breaking aqui no JUBs mostra que cada movimento, nesse ritmo, formam uma dança perfeita.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS