Equipes brasileiras iniciam o 4º FISU América de Basquete 3×3 com 100% de aproveitamento

É sucesso brasileiro em todos os cantos do mundo! Hoje aconteceu o primeiro dia de competições no 4º FISU América de Basquete 3×3 em Lima, no Peru, e as duas equipes brasileiras venceram todos os confrontos disputados. O país está sendo representado pelas equipes masculinas da UNIP, Universidade Paulista, e da UFG, Universidade Federal de Goiás. 

Com uniformes pretos, a UNIP venceu todos os jogos disputados no primeiro dia. Foto: FISU América

UNIP

A equipe que representa a Universidade Paulista é a atual campeã mundial universitária da modalidade e é o time a ser batido na competição. Porém, mesmo com o favoritismo ao título, os atletas da equipe reconhecem que a jornada até lá é árdua. “Hoje conseguimos fazer bons jogos graças ao que viemos trabalhando. Encaramos já de cara a equipe mexicana, que é um time bastante forte, e saímos com a vitória”, afirma Luiz Felipe.

O atleta universitário já foi representante da Seleção Brasileira Universitária e na última competição, um Pan-Americano em que a equipe terminou na 6ª colocação, ele sofreu sua primeira grande lesão séria no ombro esquerdo e estar no 4º FISU América de Basquete 3×3 tem sido seu momento de superação. “Poder estar aqui hoje, depois de tanta correria e tratamentos, com meu time, nosso técnico e com o que a CBDU tem proporcionado para nós está sendo maravilhoso”, concluiu.

A UNIP disputou três jogos e saiu com três vitórias. Confira os placares: 

  • UNIP 22×8 Uni. Antogasta, do Chile; 
  • UNIP 20 x 11 Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey – Toluca, do México
  • UNIP  17 x 13  Universidad de Costa Rica, Costa Rica

UFG

Após a medalha de prata no JUBs Praia 2022, que aconteceu em Aracati-CE, no começo do ano, a Universidade Federal de Goiás garantiu a classificação para a competição que está sendo disputada em Lima. Arthur Magnabosco conta que o dia foi bastante proveitoso e de várias análises, “conseguimos perceber que estamos bem preparados e por mais que vencemos as duas partidas disputadas, achamos que poderíamos ter jogado um pouco melhor no segundo jogo”. 

Ele conta que para participar do 4º FISU América de Basquete 3×3 foi uma “correria” e que, após a grande competição que fizeram no último JUBs – perderam a final para a equipe da UNIP – eles buscam outras ambições. “A gente nunca imaginava chegar tão longe e agora é sonhar com uma vaga no Mundial”. 

A UFG também venceu todos os jogos disputados e completam o primeiro dia com os seguintes resultados:

  • UFG 16×9  Universidad San Ignacio de Loyola, Perú
  • UFG 10×9 Universidad Dr. Andrés Bello, Chile. 

A competição 

O  4º FISU América de Basquete 3×3 que está sendo disputado em Lima, no Peru, acontece até o dia 22 de julho e definirá os classificados para o Mundial Universitário de Basquete 3×3 que acontecerá em Istambul, na Turquia. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS