“Eu vim de skate, sou guerreiro do asfalto”: o retorno do skate ao JUBs 2022

Por Fernando Matias – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

O ano de 2022 está sendo marcado por chegadas e reencontros nos Jogos Universitários Brasileiros. É o caso do skate, modalidade que retornou quatro anos depois ao maior evento universitário da América Latina. Os competidores possuem histórias muito particulares com o skate. O trecho da música de Charlie Brown Jr do título desta matéria reflete bem a relação dos skatistas com o skate: não é só esporte, é cultura, é estilo de vida. 

Foto: Light Press / CBDU

Nathan Vinicius, do Mato Grosso do Sul, representou a UFMS/FUEMS na categoria masculina e ficou entre os cinco primeiros no Street. Para ele, é muito importante que o âmbito acadêmico abra as portas para o skate, assim como as Olimpíadas abriram, pois assim o esporte pode continuar em ascensão. 

Skate: amor que vai de pai para filho

Kauê Martins tem 25 anos, nasceu em São Paulo,  representou a UniSantanna/FUPE e anda de skate há mais de 20 anos. Com poucos meses de vida, seu pai já o colocava em cima do skate e ali nascia uma paixão que o acompanharia por toda a vida. Esse amor o fez atingir o quarto lugar no Street e a segunda colocação no mini ramp. 

Situação similar é a de Matheus Teixeira, também da UniSantanna/FUPE. O pai de Matheus andava de skate nos anos 1980 e o sangue skatista foi passado de pai para filho, quase como um ensinamento geracional. Matheus se sagrou campeão da etapa Street e vai coroar essa história com medalha de ouro. 

Campeão do Mini Ramp 

David Santos Medeiros competiu pela UniSantanna e conquistou mais uma medalha para a instituição. Entre manobras insanas e muita agitação da torcida, David obteve o êxito máximo do esporte e, com certeza, faz com que outros universitários possam sonhar com o mesmo objetivo. E, assim, o JUBS vai possibilitando que conheçamos histórias tão interessantes e bonitas como essas. A competição sempre vai existir, porém, quem pensa demais na chegada perde toda a beleza do caminho. 

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Cola sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS