[CBDU Social] Ação no JUBs Praia 2022 arrecada quase 100 quilos de alimentos e recebe crianças de projeto social de Aracati na competição

Por João Ricardo Camilo – Assessoria JUBs Praia 2022

A temporada 2022 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário já começou e solidariedade não pode faltar na mala dos atletas. Isso porque as iniciativas do CBDU Social, que desde 2013 contribui com ações de assistência às instituições dos locais que recebem as competições, estarão presente no calendário do ano todo. 

  • JUBSPRAIA-6
  • JUBSPRAIA-5

Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

A iniciativa foi uma das novidades dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia, que abriu a temporada deste ano. Realizado em Canoa Quebrada, o evento trouxe mais de mil atletas para as areias do litoral cearense, de 25 estados brasileiros. Durante as competições, foi possível notar um público diferente nas arquibancadas: os olhares atentos e curiosos das crianças que participam do Projeto Irmão Lourenço, que funciona na cidade sede do JUBs Praia 2022, Aracati, desde 1995, com o objetivo de proporcionar à elas um espaço seguro de lazer e socialização, além de fornecer marmitas para os catadores de lixo da cidade. 

Além da visita especial à arena dos jogos, foram arrecadados quase 100 quilos de alimentos, que foram entregues ao projeto. A coordenadora de responsabilidade social da CBDU, Elaine Morellato, acompanhou a entrega e teve a oportunidade de conversar com a criançada sobre a importância da educação e do esporte na vida dos atletas.

“Todos são estudantes, então é uma alegria poder trazer eles aqui na competição, explicar o que é a CBDU, e saber que futuramente são eles que podem estar participando dos Jogos Universitários, representando Aracati e o Ceará”, comentou Elaine.

Entre elas, estava a dupla de amigos Kauê Soares e Marcos Vinicius. Os dois têm 12 anos e são duas das mais de 70 crianças que participam do projeto. Fãs de futebol, não perderam tempo e correram para acompanhar o Futevôlei: “Estou gostando muito, e quero um dia poder participar, ser um dos melhores e receber uma medalha”, disse Kauê.

Para o coordenador do projeto Irmão Lourenço, Almério Flávio de Souza, a ação da CBDU em arrecadar alimentos e levar as crianças para a competição traz resultado para os próximos anos: “Eu creio que estarmos aqui é uma forma de incentivo para eles que estão iniciando a vida estudantil, e já podem ter aqui uma perspectiva para o futuro em saber que um dia o atleta pode ser um deles. Significa esperança e com certeza abre caminhos”, conta Almério. 

A próxima parada do CBDU Social é novamente em Brasília, durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em novembro deste ano. Assim como no ano passado, a proposta é arrecadar e montar kits de higiene que serão doados para moradores de rua da capital federal. 


Os JUBs Praia 2022 acontecem de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS