Lucerna 2021: esqui cross-country

No Brasil nós estamos habituados a muitos esportes: futebol, natação, voleibol, handebol, surf, e tantos outros que a lista daria uma página inteira. Mas os esportes de inverno – aqueles que dependem de gelo e neve, são um desafio para nós, afinal nosso clima não é dos mais propícios para isso. Na Universíade de inverno Lucerna 2021 o Brasil será representado por 5 atletas, que competem em 3 modalidades diferentes: patinação artística, esqui cross-country e esqui alpino. E já para entrar no clima da competição, ao longo de novembro conheceremos um pouco mais sobre essas modalidades e suas competições, e começamos hoje pelo esqui cross-country:

Foto: Langlauf © Winteruniversiade 2021

O esqui cross-country pode ser considerado a “maratona na neve”, e é talvez o mais exigente dos principais esportes de inverno. É um esporte de resistência no qual os atletas percorrem grandes distâncias com esquis e impulsionados por bastões, em duas diferentes técnicas: a clássica e a skating. Na primeira, os atletas percorrem trilhos previamente preparados, com os skis pararelos entre si. Já a técnica Skating é mais veloz do que a Clássica, na qual o atleta “empurra” o ski para “fora” em um ângulo de 45 graus. Foi desenvolvida na década de 70, a partir dos movimentos da patinação no gelo.

Disciplinas

O esqui cross-country pode ser realizado em diferentes formatos: Largada Intervalada, Largada em Massa, Revezamento, Skiathlon, Perseguição e Cross Country Cross.

Distance (DI): prova de longa distância, na qual os atletas percorrem circuitos de 2 a 50 km com subidas e descidas. As provas possuem os diferentes formatos de largada explicados acima, sendo que os atletas podem competir contra o relógio ou entre si.

Sprint (SP): Prova de curta distância, na qual os atletas percorrem pequenos circuitos de até 2 km, competindo contra o tempo na etapa classificatória, quando somente os 30 melhores tempos avançam para as baterias seguintes. Nas finais, os atletas classificados competem em baterias eliminatórias de 6 atletas, nas quais os 2 primeiros de cada bateria e os 2 melhores tempos avançam de fase até a determinação do vencedor.

História

O esqui cross-country é a forma mais antiga de esquiar e surgiu na Escandinávia, a partir da necessidade de se percorrer longos trajetos cobertos por neve. A transformação da prática do esqui cross-country em uma modalidade esportiva é muito relacionada ao mesmo processo pelo qual o esqui alpino passou, tendo as primeiras manifestações esportivas aparecido com os militares noruegueses no século XVIII. No século seguinte, contudo, é que o esqui, com suas diversas formas, oficialmente se tornou um esporte, com a primeira corrida acontecendo em 1842.

Em Universíades

O esqui cross-country está incluído no programa desde a primeira Universiade de inverno em 1960. A tradição no esporte universitário é ainda mais antiga: fazia parte do “Inverno Internacional Semanas “de 1951 a 1959, os antecessores das atuais Universíades. As grandes estrelas do cenário do esqui cross-country estiveram frequentemente presentes, por exemplo, a dupla Justyna Kowlczyk da Polônia, medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Mundial. A melhor esquiadora de cross-country Bettina Gruber foi a mais recente competidora suíça a alcançar uma posição no pódio de esqui cross-country: a atleta do SAS Bern ganhou a medalha de prata em Harbin jogos na China em 2009.

Em Lucerna 2021, o esporte será disputado em 11 disciplinas; 5 por categoria e uma mista. Masculino: sprint, perseguição 10km, individual 10km, largada em massa 30km e revezamento 4 x 7.5 km. Feminino: sprint, perseguição 5km, individual 5km, largada em massa 15km e revezamento 4 x 5 km. Mista: sprint de equipe.

*Informações: Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e Lucerna 2021

NOTÍCIAS RELACIONADAS