Nos embalos do JUBs…

Por Thiago Freitas – Voluntário de Imprensa JUBs Brasília 2022

Ainda no início das competições, caminhar pelas áreas comuns do JUBs 2022 traz percepções únicas para quem participa do evento. Quantas caixas de som, ligadas ou desligadas, não são carregadas juntamente ao equipamento das delegações? A grande verdade é que a conexão entre o esporte e a música pulsa pelos espaços dos jogos de maneira orgânica, quase como se desse vida aos ambientes.

Foto: Jociane Silva/Light Press/CBDU

Mesmo que cada delegação leve consigo a sua caixa de som, seus instrumentos musicais e sua playlist favorita, a música também une os atletas do JUBs de maneira simples e celebrativa. Um pouco antes da abertura dos jogos, enquanto os atletas de e-Sports já travavam os primeiros confrontos da competição, o time de futsal da CELSO LISBOA/FEURJ já se instalou às margens do palco e embalou a plateia ao som do pagode.

“A música, de certa forma, une as pessoas. Nós colocamos muitas pessoas que nem conhecemos aqui cantando junto. Eu me sinto com uma energia bem maneira, todo mundo aqui está feliz”, disse um dos atletas da CELSO LISBOA/FEURJ.

A equipe, que disputa a 2ª divisão do futsal, promete levar música para a beira das quadras para, além de motivar os atletas, também celebrar os resultados obtidos. Em consenso, o time reforçou a ideia de que o pagode há de estar presente, com uma lista que vai de “A Amizade”, do grupo Fundo de Quintal, a “Perseverança”, de Xande de Pilares.

Cada pessoa estabelece uma relação muito íntima entre o esporte e a música. Enquanto alguns preferem estabelecer estilos distintos para suas atividades (eletrônica para a academia, pagode para a manhã dos jogos, rap para o trajeto para o local de competição), outros se sentem inspirados e conectados com qualquer ritmo que esteja tocando. É o que acontece com o time de handebol feminino da UNIT/FAES, que tem gostos musicais muito variados.

“Eu gosto de ouvir músicas inspiradoras, como as do L7, músicas de quem começou do nada e alcançou suas conquistas”, levantou uma das atletas da UNIT/FAES.

Rap, forró, sertanejo e brega funk estão entre os ritmos mais escutados pelas meninas da UNIT/FAES. Mas quando precisam citar uma música em específico que está presente na rotina do time, o alvo certo é “Tá escrito”, do Grupo Revelação.

O caso se repete entre os atletas da natação da UNICESUMAR/FPDU e da INTEGRADO/FPDU, que escutam todo tipo de música, sendo importante para levantar a moral e colocar a equipe em sintonia. Antes de chegar ao Boulevard dos Atletas, a última música aberta no celular de um dos atletas era “Alô, ex-amor”, de João Bosco e Gabriel com participação de Humberto e Ronaldo, provando que música sempre vem em boa hora.

Entre as diversas músicas reproduzidas durante os jogos, do aquecimento ao pós-jogo, é esperado que uma das canções marque a competição, tornando-se a Música do JUBs 2022. Mesmo que o ritmo predominante entre os atletas seja o pagode, o time de basquete da UNIMETA/FDUA aposta em “Pipoco”, de Ana Castela e Melody.

Quais são as próximas apostas para a Música do JUBs 2022?

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS