São Paulo estreia com gente grande no basquete feminino no JUBs 2022

Marcada na história do basquete brasileiro, Ariadna Capiró veste laranja e defende a bandeira paulista nas competições universitárias

Por Arthur Martins – Voluntário de Imprensa JUBs Brasília 2022

Atual campeã, a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) estreou com vitória sob a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) por 83 a 30. A cubana Ariadna Capiró esteve em quadra e capitaneou o time da UNIP, representante da modalidade por São Paulo no JUBs. A partida aconteceu na manhã desta terça-feira, 20, na quadra do Centro Internacional de Convenções do Brasil. 

Registro do JUBs 2017. Foto: CBDU

Ariadna Capiró Felipe é natural de Havana, capital de Cuba, e atua profissionalmente pela equipe do Santo André na Liga de Basquete Feminino (LBF) , o principal torneio da modalidade no país. Capiró já participou de 11 edições da LBF, nas quais tornou-se tetra campeã e foi três vezes eleita MVP (Most Valuable Player) da Liga, prêmio destinado a melhor jogadora da competição. Além disso, ela é a maior cestinha da história da LBF, a única a atingir a marca de 3000 pontos.  

Pelo seu país, a ala conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 2003, à época, com apenas 20 anos. Naquela edição do Pan, o Brasil ficou com o bronze.

Aos 39 anos, Ariadna é uma das duas atletas acima do limite de idade permitidas pelo regulamento geral do JUBs Brasília 2022. Dentro das quatro linhas, a atleta mostra tranquilidade e qualidade, e, fora delas, é a líder que transmite toda sua experiência para o grupo. O técnico Norberto Silva, o “Borracha”, disse: “Ela contribui muito mais fora da quadra do que dentro da quadra. Lógico, é uma excelente atleta, mas acima de tudo, é um exemplo de profissionalismo, de pessoa e se preocupa com estudar. Hoje, vemos uma geração que poderia ter uma equipe até melhor, mas poucas meninas têm esse pensamento de estudar. A Ariadna tem duas faculdades e está se preparando para ir para a terceira. Então, é um exemplo a ser seguido para todas as meninas que futuramente ou hoje vivenciam o basquete. O tempo passa e o basquete passa, mas se ela tem um diploma…”. 

Eu já sou veterana, né? Então, eu tento acrescentar com a experiência e dar um pouco mais de tranquilidade, porque em estreia o nervosismo já não me pega tanto. Tento passar um pouquinho de experiência para as meninas. O grupo é bem de boa, elas acolhem os conselhos que tento dar. É bem tranquilo. Com certeza, vamos conseguir um resultado positivo.”, diz a estudante de Engenharia.

Contra as catarinenses da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a jogadora anotou 14 pontos e, ao fim do quatro quartos, mostrou confiança para a continuidade do torneio: “A gente sabe da importância do time da UNIP, a responsabilidade que a gente tem e como o “Borracha” (Norberto) fala, a gente tem que entrar em quadra sempre concentrada, dar o melhor. Sabemos que tem times mais novos e não tem tanta experiência quanto a gente, mas temos que entrar para dar o melhor, concentradas, como aconteceu hoje. O time está de parabéns, as meninas entraram focadas e independentemente do adversário, entramos para dar nosso melhor.”

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS