SOLENIDADE DE ABERTURA DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS ACONTECE HOJE

Por Marcus Carneiro

Foto: Saulo Cruz / CBDU

Os Jogos Universitários Brasileiros serão oficialmente abertos nesta segunda-feira (21), às 19h, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), situado na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).  Cerca de 2.500 estudantes atletas, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, estarão disputando 13 modalidades em ginásios de Salvador e RMS.

Na programação, após o pronunciamento de autoridades de boas-vindas, acontece o show para convidados da banda de pagode baiana Psirico e de percussão Didá, formada exclusivamente por mulheres. Estima-se a participação de cerca de três mil pessoas na festa de abertura.

Em seis dias de competição, serão disputados: Jubs acadêmico – disputa de artigos científicos relacionados ao esporte/saúde –, basquete, basquete 3×3, cheerleading, jogos eletrônicos (FIFA e League of Legends), futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei e vôlei de praia.

As competições vão ocorrer em diversos equipamentos esportivos espalhados por Salvador e Lauro de Freitas, são elas: Centro Pan-Americano de Judô (cheerleading, LOL, judô e karatê); Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras (futsal masculino); Ginásio do IFBA (handebol); Adelba (vôlei masculino); Ginásio da FSBA (vôlei feminino e futsal masculino); Ginásio de Lauro de Freitas (basquete); Gran Hotel Stella Maris (acadêmico, basquete 3×3, FIFA); Centro de Treinamento da Ribeira (vôlei de praia); Piscina Olímpica da Bonocô (natação).

O evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é patrocinado pelo Governo do Estado. A competição volta a acontecer em território baiano após 51 anos e o público poderá assistir todos os jogos de forma gratuita.

Ao todo, a delegação baiana participará dos JUBs com 203 pessoas, entre atletas e treinadores de 20 instituições de ensino universitário, dirigentes e árbitros de 13 municípios: Salvador – maioria dos inscritos –, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Jacobina, Santa Cruz, Barreiras, Cruz das Almas, Ilhéus, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Guanambi e Porto Seguro. Durante os jogos, a delegação baiana ficará hospedada no Hotel Marano, no bairro da Pituba, em Salvador.  Ao todo, a organização disponibilizou 15 hotéis onde foram distribuídas as delegações por meio de sorteio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS