Team Brazil encerra em grande estilo o torneio coletivo de cheerleading do JUBs Brasília 2022

A Universidade de Brasília (UNB/FESU) foi mais uma vez a campeã da modalidade

Por Arthur Martins – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

O Team Brazil de Cheerleading aqueceu e performou juntamente com as seis equipes participantes na última noite, dia final desta edição do torneio de Cheerleading. Foi a primeira participação da seleção brasileira no JUBs e, logo de cara, trouxe exclusividade: foi também a primeira exibição da rotina que será avaliada no Pan-americano de Cheer & Dance na próxima semana no Chile. A equipe brasileira é o patamar mais alto da modalidade no país.

Foto: Alexandre Araújo/Light Press/CBDU

“Isso deu pra gente uma visão diferente de como os atletas estão se portando diante do público ou passar a rotina completa com um pouco mais de nervosismo. Então, ajudou bastante”, disse o Coach do Time Brazil, Matheus Satori. Além disso, Satori comentou sobre os Jogos Universitários Brasileiros possibilitarem a ele e à capitã da equipe, Luiza Brasiel, conhecer novos atletas: “Principalmente por ter apoio da faculdade, eles tendo essa viagem e conhecendo outros times vai ampliando os horizontes para crescimento do esporte no total”. Completou: “O cheer é próprio do meio universitário, então o JUBs já colocando o cheer dentro e dando esse apoio, esse suporte, é um papel fundamental. Só tem a agregar”.

A atual Diretora Esportiva da Confederação Brasileira de Cheerleading e Dança, Bruna Corrales foi a coordenadora da modalidade e diz ser uma conquista muito grande o cheer estar em um evento como o JUBs. “Esse é um evento enorme e a gente teve um público muito bacana. Então, para que justamente as pessoas possam conhecer o que de fato é o cheerleading, o que a gente faz, que é uma modalidade competitiva, que não se trata apenas a questão dos pompons, não se trata apenas da questão da dança, mas que tem as acrobacias, regulamento, notas”, explicou Bruna.

Ex-atleta, ela sonha em expandir a modalidade: “Que as pessoas comecem a conhecer o cheerleading de fato como esporte. Que as crianças tenham a oportunidade de praticar cheerleading na escola ou como uma atividade extracurricular. Que a gente consiga aumentar a quantidade de praticantes de cheerleading para que possamos aumentar a base e ter cada vez melhores atletas”,

Após a belíssima apresentação do Team Brazil, os times tiveram um momento de integração no tatame enquanto aguardavam os resultados. Após o anúncio das colocações, a equipe de fotografia registrou a festança com todos os atletas reunidos.

A FINALÍSSIMA

Os times de cheerleaders competidores começaram o aquecimento às 19h obedecendo a ordem de apresentação definida a partir das pontuações obtidas na quarta-feira. A seguir, estão as pontuações do 1° dia, equivalentes a 40% da nota final:

1° – UnB-DF (FESU) com 277 pontos

2° – UFU-MG (FUME) com 241,5 pontos

3° – UFMT-MT (FMEU) com 189,5 pontos

4° – UFSCar-SP (FUPE) com 186,5 pontos

5° – UDESC-SC (FCDU) com 156 pontos

6° – UFRN-RN (FNDU) com 130,5 pontos

Cada conjunto teve sete minutos de aquecimento e houveram intervalos de três minutos entre as equipes até às 20h, quando a UFRN deu início às rotinas. Últimos a se apresentarem e favoritos à medalha de ouro, os atletas da UnB levaram animação à torcida local e confirmaram a expectativa construída na fase inicial. De acordo com o treinador Aquiles, apesar da equipe ter tido pouco tempo de preparação, “temos a facilidade de ter atletas já com experiência dentro da modalidade”, diz o coach. “O sentimento é muito bom. Estou muito feliz em trazer novamente o título, ainda mais sendo dentro de casa, sendo aqui em Brasília mesmo. A gente fica muito feliz. O sentimento é só de gratidão”, comentou o comandante sobre a sensação de ter conquistado a medalha de ouro.

O chefe da banca de arbitragem do campeonato, Pyter Arêas, envolvido no mundo dos(as) líderes de torcida há 10 anos, diz que a qualidade apresentada ao longo da competição superou suas expectativas: “Muitas pessoas acham que o nível 2 é um nível fácil, mas não é. Ele é considerado nível de base, mas não é um nível fácil. Tem como construir rotinas difíceis. Então, o que se viu hoje aqui principalmente pelas equipes medalhistas, foi excelência no trabalho numa equipe de base de rotina”. Pyter parabenizou todas as equipes e pontuou as diferentes realidades e dificuldades que cada uma delas enfrenta. Ademais, o árbitro espera que dobre o número de participantes para o JUBs 2023. “Eu espero que tenha uma adesão maior das federações. O cheerleading ainda não é um esporte tão conhecido no Brasil, apesar de nós estarmos em pelo menos 20 estados em todo o país. Temos o registro de equipes, tanto universitárias quanto de ‘All-Stars’. Participantes de cheerleading, infelizmente, no JUBs ainda não tem uma adesão tão grande das delegações, mas espero que isso mude no próximo ano”, diz Arêas.

O pódio do JUBs Cheerleading foi completado pela Federação Universitária Mineira de Esportes, representada pela Universidade Federal de Uberlândia, e pela Federação Universitária Paulista de Esportes, representada pela Universidade Federal de São Carlos, respectivamente prata e bronze. A premiação da modalidade ocorre nesta sexta-feira, 23, no Boulevard dos Atletas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS