Mundial Universitário de Orientação começa na Suíça, confira como foi o primeiro dia

Começou hoje, 17, na Suíça, o Campeonato Mundial Universitário de Orientação (World University Championship – WUC Orienteering), com a participação de 29 países. O evento acontece até o dia 21 de agosto e conta com 4 arenas e 3 tipos de terreno. No primeiro dia de competição os atletas competiram na modalidade Sprint, que consiste na corrida de menor distância de todas do cronograma, com largada individual e intervaladas em 1 minuto. O mapa utilizado foi o Biel/Bienne, em terreno urbano.

Os representantes do Brasil na categoria masculina, Rodrigo Oliveira e Emanuel Ferreira, terminaram o dia na 75ª e 83ª posição, respectivamente. Já na categoria feminina, Sirlana Medina acabou na 75ª posição, e Kailani dos Santos acabou desclassificada.

– Foi o primeiro dia né, um dia bom, o sprint eu acho que era a prova mais tranquila para nós, ainda mais porque no Brasil a gente tem sprints muito mais travados e aqui eles priorizam muito mais a escolha de rota, então foi muito interessante viver isso e ver como os atletas melhores ranqueados fazem – declara o atleta Rodrigo Oliveira.

A percepção de Kailani foi de uma prova complexa, uma vez que exigiu dos atletas a habilidade da corrida, aliada com rapidez e leitura detalhada do mapa disponibilizado, “para conseguir fazer uma rota adequada o mais rápido possível”. Ela ainda explica que haviam várias possíveis rotas para os pontos, o que pedia ainda mais atenção. “No final deu tudo certo, a prova foi fantástica, muito diferente do Brasil, eu amei”, finaliza a atleta.

Nesta quinta-feira, 18, os atletas competem na modalidade Longa Distância, com o mapa Schmidwald-Horben, em terreno florestal, com trilhas e vegetação. Nesse formato, a largada acontece de 3 em 3 minutos, individualmente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS