Paralímpiadas Universitárias 2021 acontecem em setembro em São Paulo

De 16 a 19 de setembro, acontece em São Paulo – SP as Paralímpiadas Universitárias 2021. A competição é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual, em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país; promovendo a ampla movimentação em torno do esporte.

Ao todo, 7 modalidades compõe o programa esportivo da competição: atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa, parabadminton e basquete 3×3. E podem participar do evento estudantes atletas com deficiência física, visual e intelectual, com idade mínima de 17 anos (nascidos em 2002), não existindo idade máxima, e que estejam regularmente matriculados e frequentando Instituições de Ensino Superior da rede pública ou privada de todo o Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além dos estudantes brasileiros, podem também participar das Paralímpiadas Universitárias 2021, alunos de universidades estrangeiras, desde que comprovem suas matriculas no ano atual (2021), em papel timbrado da Universidade e assinado pelo responsável do setor, e também apresentar passaporte válido e regularizado.

– Tivemos um ano tão importante de acontecimentos agora, com Jogos olímpicos, Paralímpicos, e todos os atletas – desde o estudantil, passando pelo universitário, alto rendimento,querem estar sempre em ação, sempre em competição. E a retomada das Paralímpiadas Universitárias abrange um quadro muito grande de atletas, que estão ansiosos para competir. E isso já é um preparativo para as competições que virão nos próximos anos. Então a expectativa do CPB para esse evento é tornar cada vez mais o paradesporto universitário grande, que tenham mais atletas aderindo ao movimento, que esses atletas já possam competir visando outros eventos ao longo do ano – destaca Yohansson Ferreira, ex-atleta paralímpico e Vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil.

As inscrições podem ser feitas em: http://cadastro.cpb.org.br/inscricao-web/ até o dia 30 de julho de 2021.

_____________________

As Paralimpíadas Universitárias 2021 são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU e da Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

NOTÍCIAS RELACIONADAS