Retrospectiva 2021: JUBs Brasília

Impossível falar de 2021 e não lembrar do JUBs Brasília, a maior competição universitária da América Latina. O evento aconteceu na capital federal de 10 a 18 de outubro e reuniu 3.500 atletas de 271 universidades, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. E os números não mentem, o evento foi GIGANTE: 17 praças esportivas, 26 modalidades (o dobro em relação a edição de 2019), mais de 31,5 mil toneladas de alimentos disponibilizados, R$11 milhões na economia local, 35 mil diárias de hotel, 1.630 confrontos disputados e 1.465 medalhas entregues.

  • IMG_7742
  • 14.10.21_JUBS_6DM2_AnaF_wrestling-162
  • karate (11)
  • BB4A1902
  • Marcus-Iahn
  • Claudio-Braga-2
  • 211016_JUBS_DIA_6_6300_32
  • WhatsApp Image 2021-10-16 at 18.15.42
  • BB4A2045
  • IMG_7938
  • BB4A2537
  • 20211011_SC_6445
  • 10.10.21_JUBS_6DM2_AnaF_10.10_Lazer-4
  • 10.10.21_JUBS_6DM2_AnaF_10.10_Cozinha-19

A 68ª edição do JUBs ficou sim marcada na história como a maior de todas, mas muito mais do que números, o JUBs proporcionou a integração entre os atletas, a troca de cultura entre os estados, e experiências únicas e inesquecíveis! Quem aí não tem uma boa lembrança para contar, em?! A cerimônia de abertura ficou por conta da banda brasiliense Menos é Mais, que entregou tudo e garantiu animação até o final. “A CBDU mostrou que é possível continuar desenvolvendo atividades, não só no esporte universitário, mas em qualquer segmento”, afirma Luciano Cabral, presidente da CBDU.

O evento ainda contou com a participação de 250 voluntários, que se disponibilizaram a trabalhar no JUBs em troca da experiência de estar em um grande evento esportivo. “Não dá para realizar o JUBs sem os voluntários”, afirma Vanessa Messina, Coordenadora de Voluntariado da CBDU. E havia pessoas de todo o Brasil. Entre os inscritos, 100 deles saíram de suas cidades até Brasília. Eles ficaram hospedados de maneira gratuita, e também receberam alimentação. “A gente precisa muito do apoio deles aqui, e em contrapartida oferecemos experiência e formação diferenciada”, completa a coordenadora.

E falando em alimentação.. Durante todo o evento os participantes receberam refeições balanceadas e servidas para saciar e dar energia. Todos os dias, o restaurante oferecia duas opções de proteína, duas de carboidrato, salada, guarnição, sobremesa e bebida (suco ou refrigerante). “Nós fizemos um cardápio básico que atendia as necessidades de todas as pessoas; do jornalista, ao dirigente, ao árbitro e principalmente ao atleta, que é nosso foco, porque é a maioria e estrela do evento”, conta Lis Marinho, responsável técnica pela alimentação.

No quesito esportivo, 26 modalidades esportivas foram disputadas: acadêmico, atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, xadrez, o paradesporto (atletismo, badminton, tênis de mesa e natação), ciclismo virtual e os esportes eletrônicos (league of legends, FIFA, clash royale, free fire, poker e cs:go). Os times de basquetebol, handebol, futsal e voleibol foram divididos em 3 divisões a partir dos resultados na fase classificatória. “Foram nove medalhas por modalidade, o primeiro, segundo e terceiro de cada divisão receberam medalhas, tanto no masculino como no feminino” explicou o Diretor de Esportes e Eventos da CBDU, Alessandro Battiste.

Outro marco do evento foi a retomada do paradesporto universitário. Em 2018, o paradesporto teve as competições suspensas nos eventos da CBDU por mudança no repasse de verba, mas a Confederação reuniu esforços e usou a verba geral para a retomada. O JUBs 2021 reuniu 41 paratletas no total: 22 no paratletismo, 3 no badminton paradesportivo, 11 na natação e 5 no tênis de mesa. A longo prazo, o objetivo é reunir mais recursos e aumentar o número de modalidades e participantes.

E como palco de estrelas que é, o JUBs Brasília 2021 também contou com a presença de atletas e ex atletas olímpicos e paralímpicos. Os ex-atletas universitários Maurren Maggi, Felipe Wu e Natália Falavigna, e os ainda atletas universitários Paulo André e Jhennifer Alves foram os embaixadores da edição dos jogos disputados neste ano em Brasília. Já Alexsandro Melo, Thiago Julio, Yasmin Lima, André Humberto, Milena Ribeiro, Ana Carolina Vieira, Brandon Almeida, Guilherme Basseto, Paulo André Camilo, e Edenilson Floriani, recém chegados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, representaram suas universidades no JUBs BSB 2021.

E por último, mas não menos importante, o evento foi realizado sem a presença de público – credenciados, somente atletas, comissão técnica, comitê organizador e imprensa. Todos os espaços estavam equipados com álcool em gel e o uso de máscaras era obrigatório nas áreas comuns, a não ser para atletas nos momentos de disputa. O credenciamento exigiu um teste RT-PCR ou ANTÍGENO com resultado negativo, realizado de 07 (sete) até 03 (três) dias antes do início da competição. Para quem havia tomado apenas uma dose ou nenhum imunizante contra Covid-19, além do teste antes do credenciamento, também precisou realizar o teste rápido disponibilizado pela organização do evento. Quem já havia tomado as duas doses da vacina ou a dose única, bastava apresentar o cartão de vacina original ou o comprovante gerado pelo aplicativo Conecte SUS.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínio JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS