IV Fórum FISU America “Esporte ao alcance de todos” começa em Cali, na Colômbia

Começou nessa quarta-feira, 1º de junho, o IV Fórum FISU America; organizado pela Associação de Universidades Colombianas (ASCUN) e pela Universidade Javeriana de Cali. A edição 2022 acontece no formato híbrido, com participantes online e presenciais; na cidade sede do evento Cali, na Colômbia. No primeiro dia, 250 participantes marcaram presença na agenda para prestigiar os 41 palestrantes que discutirão sobre o esporte universitário nas Américas.

Alim Maluf Neto durante o IV Fórum FISU America. Foto: reprodução/FISU America

A inauguração aconteceu com a presença de Alim Maluf Neto, presidente da FISU America e vice-presidente da CBDU, de Luis Alfonso Castellanos, vice-reitor do Ambiente Universitário da Seção de Cali da Universidade Javeriana e de Óscar Domínguez, representante da ASCUN. Leonz Eder, presidente interino da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), foi quem, de forma virtual, realizou a abertura oficial do fórum. Dois espetáculos de dança artística realizados por grupos formados por alunos da comunidade Javeriana, complementaram a inauguração. Fred Asprilla Coronado, Coordenador Nacional da ASCUN, destacou a importância de realizar o fórum em Cali, já que é o Distrito Esportivo da Colômbia que também sediará os Jogos Nacionais de Esportes Universitários em 2022.

O primeiro bloco do dia foi composto pela conferência “Esporte Universitário ao alcance de todos em nosso continente” ministrada por Alim Maluf Neto. A conferência levou a um exercício de diálogo entre Maluf e o público presente onde foram esclarecidas as participações em torno dos diferentes eventos desportivos. Durante a apresentação, ele destacou as conquistas da FISU America durante a pandemia, sendo a primeira a realizar uma competição virtual (e-Sports e xadrez). Da mesma forma, foi feito um balanço dos desafios enfrentados pela instituição no cenário pós-pandemia e o retorno às atividades presenciais.

O segundo bloco foi a mesa redonda “Esporte universitário no continente americano: experiências das federações”, com os convidados: Alessandro Battiste, diretor de esportes e eventos da CBDU, Javier Herrera Aussin, do Conselho Nacional de Esportes para a Educação (CONDDE), Gerardo Corrales, da Federação Venezuelana de Esportes de Educação Universitária (FEVEDEU), Emiliano Ojea, da Federação Argentina de Esportes Universitários (FeDUA), e Delisse O’Meally, da Federação Internacional de Esportes Universitários dos Estados Unidos (USIUSF). Os palestrantes dialogaram sobre as experiências, desafios, propostas, conformações e perspectivas de ação em relação ao tema. Essa conversa trouxe à mesa as diferentes formas de conformação institucional que existem na América e os diversos cenários que elas enfrentam dentro da configuração do esporte universitário.

Último do dia, o terceiro bloco de apresentações discutiu temas específicos relacionados a um dos quatro eixos fundamentais denominados: “Treinamento esportivo na fase universitária”.

Os interessados ainda podem participar através de inscrição no link a seguir: http://ow.ly/jAyu50JbiuW.

NOTÍCIAS RELACIONADAS