Atletas do DF tem presença massiva no pódio do JUBs

Presença constante no pódio de medalhas, os atletas do Distrito Federal mais uma vez fizeram bonito na capital federal. Competindo pelo segundo ano seguido em casa e com o diferencial da torcida anfitriã, a Federação de Esporte Universitário do DF (FESU) conquistou 23  medalhas, três a mais do que no JUBs 2021.

Os anfitriões conquistaram oito medalhas de ouro, cinco de prata e 10 de bronze. A Universidade de Brasília (UnB) se destacou na volta ao JUBs após a ausência em 2021 e conquistou cinco medalhas. A modalidade que mais trouxe medalhas para o DF foi o atletismo, que subiu no pódio seis vezes.

Campeã mundial escolar e atleta da seleção brasileira de karatê, Bárbara Hellen, da UPIS DF, foi uma das medalhistas de ouro representando o DF. A jovem carateca iniciou sua vida no esporte aos 7 anos em um projeto social, se destacou e foi chamada para treinar na academia com bolsa, iniciando no karatê competitivo. “Sempre tive uma vida muito regrada e de disciplina e com isso conquistei alguns títulos bem importantes, tais como, jogos Pan-Americanos da juventude ,competição que me deu vaga para o Pan de Santiago, em 2023.”

Bárbara elogiou a estrutura do JUBs Brasília 2022 e também exaltou a volta do público que não podia comparecer ao JUBs desde 2019. “Estou achando sensacional, é uma competição com uma das melhores estruturas no cenário nacional. Competir em casa é sensacional, ter a torcida torcendo a meu favor dá aquela motivação a mais e tudo flui melhor, por isso o resultado veio, eu estava bem e feliz”.

Foto: Saulo Cruz/FESU-DF

Medalhista de prata na marcha atlética, o atleta do IESB, Max Batista também ressaltou que a presença do público faz toda diferença para os atletas.“A experiência de competir em casa é completamente gratificante e intensa.Ter os amigos e a família presentes deixam a sensação ainda melhor, torna a experiência mais fantástica ainda”, destacou o jovem de 27 anos.

O estudante de educação física de um clube de atletismo ingressou na modalidade através do Centro de atletismo de Sobradinho (CASO) e com seu desempenho ingressou na faculdade através do bolsa atleta.”O CASO é uma grande escola da modalidade e tem nomes de referência como o do atleta Caio Bonfim”, contou ele.

ServiçoOs Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS