DEFINIDA CHAVE A DO VOLEIBOL MASCULINO

Definida chave A do voleibol masculino

Após confrontos entre classificados e eliminados, posicionamento do grupo está definido

Por Yuri Said B Cardoso – Programa Jovens Jornalistas

Após confrontos entre classificados e eliminados, posicionamento do grupo está definido. Foto: Be Nice

Na manhã de quinta-feira, 25, as equipes da Chave A da Primeira divisão do torneio masculino de voleibol do JUBs 2017 se enfrentaram pela última rodada da fase classificatória. Já classificadas, UNIP-SP e UNINASSAU-PE disputavam a primeira colocação, enquanto UPIS-DF e M.NASSAU-AL buscavam a vitória para uma melhor colocação na briga pra escapar do rebaixamento.

Na primeira partida do dia entre paulistas e pernambucanos se esperava um grande jogo, disputado até o fim. Porém o início da partida não demonstrava o equilíbrio entre as equipes. A equipe da UNINASSAU-PE começou com muitos erros de passe, dificultando o preparo do ataque, que teve um baixo aproveitamento no primeiro set. Aproveitando esses erros, a UNIP-SP rapidamente fechou o primeiro set em 25×14. O segundo set começava disputado ponto a ponto, mas novamente os erros de passe prejudicavam a equipe do Nordeste. A defesa do time paulista fazia uma partida brilhante, e o ataque se mostrava muito eficiente, principalmente com seus pontas Renato Barbieri e Rodrigo de Melo. Mas chegando próximo ao final do set, o time pernambucano contou com grande ajuda de seu bloqueio e chegou a passar à frente do placar, porém levando um ace e atacando na rede perdeu o set, 2×0 para os paulistas com parcial de 26×24.

O time pernambucano entrava pressionado no terceiro set, precisando da vitória. Conseguindo encaixar o passe e melhorando os aproveitamentos de ataque chegou a abrir cinco pontos de vantagem no placar. A UNIP-SP conseguiu virar a partida fazendo 24×21, e tendo três matches points a seu favor. Com uma virada impressionante, a UNINASSAU-PE conseguiu fechar o set em 26×24 ganhando sobrevida no confronto.

O quarto set foi equilibrado durante boa parte do tempo. Mas o forte time de São Paulo abriu vantagem no final e fechou o set em 25×21, vencendo a partida por 3×1 e garantindo a primeira posição do grupo.

A segunda partida do dia entre UPIS-DF e M.NASSAU-AL tinha ares dramáticos. As duas equipes perderam a suas duas primeiras partidas e agora brigavam apenas por resultados que poderiam favorecê-los para evitar a queda para a segunda divisão. Um time muito vibrante de Alagoas abriu vantagem logo no início do primeiro set e venceu por 25×21, ganhando sua primeira parcial no torneio. O time do Distrito Federal acordou na partida, e com o jogo equilibrado conseguiu fechar o segundo set por 25×21. O confronto seguia disputadíssimo, com muita energia dos dois times no ataque e na defesa, e o jogo foi marcado pelos longos rallys. A terceira parcial não foi diferente, 25×23 para a equipe da UPIS-DF, 2×1 e virada na partida. Já o quarto set foi o mais equilibrado do confronto, sendo vencido pelo time do Centro-Oeste por 26×24. “Um jogo complicado, os dois times na disputa contra o rebaixamento para saber o confronto com a outra chave. É um jogo onde a gente tem que superar, fica ainda mais difícil, a gente tem que se concentrar mais, porque é o jogo da nossa vida”, comentou Jerson Júnior da UPIS-DF sobre a partida. O atleta, capitão do time, e que participou da campanha de 5º lugar da seleção brasileira de voleibol na Universíade de Taipei ainda falou sobre a nova perspectiva na competição, “o novo objetivo é não rebaixar, a tendência inicial é diminuir um pouco o ritmo, perder um pouco da gana e a gente briga pra ser exatamente o contrário porque esse é o nosso objetivo agora”.

A classificação do grupo ficou da seguinte forma, 1ºUNIP-SP / 2º UNINASSAU-PE / 3º UPIS-DF / 4º M. NASSAU-AL. Os confrontos de semifinais e dos que buscam evitar o rebaixamento acontecem nesta sexta-feira a partir das 9h no Ginásio Monte Cristo. A briga do 5º ao 8º lugar acontece na parte da manhã e a definição dos finalistas, a partir das 15h, no mesmo local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS