JUBS ACADÊMICO É SUCESSO E VOLTA ESTE ANO, NO JUBS GOIÁS

JUBs Acadêmico é sucesso e volta este ano, no JUBs Goiás

Além da competição, haverá ainda um espaço para a exposição de resumos de trabalhos acadêmicos, aberta a todos os participantes do JUBs

Primeira edição do JUBs Acadêmico com status de modalidade foi realizada em 2016, em Cuiabá. Foto: Fotojump

A edição 2017 dos Jogos Universitários Brasileiros comprova o sucesso do JUBs Acadêmico, que em 2016 ganhou status de modalidade, e traz para Goiás a segunda edição da competição de trabalhos acadêmicos, expondo o que de melhor é apresentado nas universidades de ponta a ponta do Brasil. O programa, antes realizado como uma mostra, conta hoje com apresentação oral de artigos, uma banca avaliadora e lugar ao pódio.

Com o aumento no número de inscritos, em relação a 2016, serão formadas duas Comissões de Avaliação para o JUBs Goiás, que adotarão como base parâmetros que vão desde a estrutura de pesquisa à apresentação. Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, isso mostra o sucesso da aposta da CBDU em colocar o JUBs Acadêmico no mesmo patamar das outras modalidades.

“A partir da premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, estimulamos a produção do conhecimento, em um ambiente de atletas que são estudantes universitários. O universitário que não participa do JUBs nas modalidades esportivas pode vir aqui, apresentar uma pesquisa e vivenciar esses dias de jogos universitários brasileiros. É mais um diferencial da CBDU, que aponta para o esporte praticado com excelência para o esporte associado à produção do conhecimento”, destacou Luciano.

Os trabalhos acadêmicos serão avaliados por uma banca formada pela professora Rafaela Galisteu, da Universidade Federal do Acre (UFAC), pelo professor de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) André Reis e pelos professores Willian Mendes (Universidade Salgado de Oliveira), Jovino Oliveira (Universidade Salgado de Oliveira), Florence Valadares (Conselho Municipal de Educação) e Iranse Oliveira (UniEvangélica), indicados pela Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU).

“Com isso, atendemos a uma demanda do estado sede de prestigiar os docentes de Goiás, com quatro professores locais e mais dois indicados da CBDU”, pontuou o diretor Acadêmico da CBDU, Sandro Melo.

As avaliações da banca examinadora são abertas ao público, com uma novidade: aqueles que acompanharem as apresentações receberão um certificado de participação ao final.

Publicação em periódico acadêmico-científico

Os trabalhos acadêmicos apresentados no JUBs 2017 serão posteriormente publicados na revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technologicalperiódico online indexado em diversas bases nacionais e internacionais, entre elas o Diadorin, Latindex, Ibict, Google Acadêmico e Erih-Plus. O periódico recebeu o conceito “Qualis B1” na área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A revista tem como objetivo criar um canal de comunicação com a comunidade científica, oportunizando espaço para publicação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolar de ensino básico, técnico e tecnológico da América do Sul”, explica o editor Chefe da publicação, prof. Dr. Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, que acrescenta: “O conceito atribuído à publicação é o terceiro melhor na escala Qualis da Capes, que possui oito conceitos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Isso coloca a revista como uma das melhores da área no Brasil”.

Exposição de resumos 

Além da competição, haverá ainda um espaço para a exposição de resumos de trabalhos acadêmicos, aberta a todos os participantes do JUBs – desde atletas que estejam competindo em outras modalidades até oficiais e voluntários. “É uma ação aberta e de caráter participativo, com exposição dos trabalhos em banners no Boulevard dos Atletas e posterior emissão de certificado. Estamos na expectativa de que a mobilização seja maior este ano e que possamos superar o número de trabalhos de 2016”, explicou Sandro Melo.

No caso da competição acadêmica, os trabalhos selecionados devem ser necessariamente relacionados à área esportiva e de Educação Física, mantendo assim uma relação com o tema do evento. A exposição de resumos, porém, receberá trabalhos de todas as áreas do conhecimento.

Os trabalhos da mostra de resumos acadêmicos podem ser enviados, em PDF, para o e-mail acadêmico@cbdubrasil.org.br, obedecendo às orientações e ao modelo que segue aqui, até o dia 13 de outubro, para que sejam feitas as devidas correções. O congressista é responsável pela impressão e transporte do material, dentro do formato exigido.  A mostra permanecerá aberta durante todo o evento.

Edição 2016

Em 2016, o pódio do JUBs Acadêmico foi formado pelos estudantes Guilherme Ribeiro da Silva, da UDESC-SC, Renata Pontes, da UFAL-AL, e Luiza Branco, do Instituto Superior de Ensino do Censa-RJ.

Guilherme Ribeiro da Silva ganhou o ouro com o tema: “Reprodutibilidade da espessura muscular e adiposa mensurada através do ultra som portátil Bodymetrix PX 2000″. A prata foi para Renata Pontes, com o tema “As situações de competição e suas influências no Desempenho Esportivo – Um estudo com atletas escolares de ginastica rítmica”. E o bronze ficou com Luiza Branco, com o tema “Efeitos de um protocolo de treinamento mental associado à estimulação cerebral proporcionando potência dos membros inferiores de atletas de voleibol”.

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando mais de cinco mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas e alunos-atletas.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Assessoria de Imprensa JUBs 2017

Coordenação de Imprensa

Danielle Coimbra

61 9-8424-3695

imprensa@cbdu.org.br

Assessoria de Imprensa Local – Ares Comunicação

34 3216-7881

Fabiana Barcelos: 34 9-8855-7881

Sérgio Lessa: 62 9-9983-8852

Vitor Monteiro: 62 9-9975-5648

NOTÍCIAS RELACIONADAS