A CHAMA DA UNIVERSÍADE ATRAVESSA A CASA DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO

129 nações competidoras, 222 eventos em 18 esportes, aproximadamente 10.000 atletas e oficiais, e uma chama representando o espírito universitário percorrendo todos os participantes.

LAUSANNE — A chama da 30ª Universíade de Verão trouxe estudantes, esportistas e líderes esportivos para a casa do esporte universitário hoje.

Depois da largada, em Turim, nada melhor que a segunda parada do revezamento da tocha fosse iniciada na sede da FISU, no campus da Universidade de Lausanne.

Honrando as raízes do esporte competitivo moderno, o acendimento da chama ocorreu no salão de Jean Petitjean, um lugar que destaca os esforços do pai do esporte universitário internacional.

O Secretário Geral da FISU, o CEO Eric Saintrond, prestou homenagem a Petitjean em suas observações iniciais e como ele organizou o primeiro “World Student Games” em Paris, em 1923.

“Como professor em Paris, ele introduziu em seu clube universitário uma missão para tornar o mundo um lugar melhor através do esporte. O clube que ele fundou passou a organizar o Campeonato Mundial de Esportes Universitários, que reuniu estudantes-atletas dos blocos do leste e do oeste do mundo pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, que era e ainda hoje é um grande momento esportivo.

“Amanhã, esta tocha levará a chama para Milão, a caminho do Napoli, para reunir esportes, cultura e diversão. Eu estou falando de diversão porque isso realmente torna os esportes universitários tão especiais e o diferenciam”.

Quem subiu ao palco depois de Saintrond foi o vice-reitor da Universidade de Lausanne, Benoît Frund, e o diretor institucional do Napoli 2019, Annapaolo Voto.

“A Itália e toda a região da Campânia está passando por um período de grande interesse e relevância internacional, já que estudantes de 129 países vêm a Napoli para celebrar esse evento único, cujos temas principais são integração e união”, disse Voto. “Este é um momento muito original e emocionante.”

Depois que a a tocha da Universíade foi acesa, a marinheira suíça e graduada na Universidade de Lausanne, Fiona Testuz, foi a primeira a erguer a chama acima do terreno de sua alma mater. Testuz entregou a Davide Tizzano, duas vezes campeão olímpico pela Itália e competidor da Copa América. Tizzano então passou a tocha para o suíço tricampeão olímpico e campeão mundial de canoagem e slalom Mike Kurt.

(Foto: FISU)

A campeã olímpica de boxe em 1980, Patricia Oliva, levou a tocha para o calouro da Universidade de Lausanne, Reto Pfund, que foi titular do atual campeonato suíço de voleibol.

O momento trouxe um significado especial para o ex-campeão. “É uma honra para mim levar esta tocha porque desde os tempos antigos da Grécia esta tocha é o símbolo da paz”, disse Oliva. “Desde o início, os mensageiros estavam em todas as cidades da Grécia para anunciar o início dos Jogos, uma época em que todas as guerras iriam parar para que os Jogos pudessem começar.”

De Lausanne, a Chama da Universíade irá para Milão na próxima segunda-feira. A parada do revezamento da tocha de Lausanne foi realizada pelo acendimento da tocha na Universiade em Turim.

O revezamento culminará no bem-vindo Stadio San Paulo para abrir o evento. Uma catedral do esporte em Napoli, o estádio foi revitalizado em antecipação de sediar as cerimônias de abertura e eventos esportivos da 30ª Universíade de Verão.

Fonte: FISU

NOTÍCIAS RELACIONADAS