A RIVALIDADE ENTRE GOIANOS E BRASILIENSES CHEGA AO HANDEBOL FEMININO

A rivalidade entre goianos e brasilienses chega ao handebol feminino

Goiás desbanca o Distrito Federal na final do handebol feminino da segunda divisão. A Força Atlética Estácio de Sá, de Goiás, e a Universidade de Brasília (UNB), do Distrito Federal, subiram não só ao pódio, mas também para a 1º divisão do JUBs

Por Manoela Messias – Programa Jovens jornalistas

Bandeira de Goiás na Cerimônia de Abertura do JUBs 2017. Foto: Be Nice Films

O time da terra do pequi sobressaiu em cima do time do Distrito Federal na final do handebol feminino da segunda divisão. A Força Atlética Estácio de Sá de Goiás ganhou das brasilienses da Universidade de Brasília (UNB) de 38 a 26. Com este resultado, as goianas levaram a medalha de ouro e as adversárias a medalha de prata. “Claro que sempre visamos o primeiro lugar da competição, mas não ficamos insatisfeitas em fechar a competição deste ano com a medalha de prata. Sabemos que jogamos o nosso melhor”, diz a goleira da UNB Elisa Sabóia.

Mas as duas equipes vizinhas de Estado levaram não apenas as medalhas e os troféus. Os dois times também conseguiram sair da segunda divisão e alcançaram a série A dos Jogos Universitários Brasileiros. “O nosso principal objetivo no JUBs deste ano era subir para a primeira divisão, foi para isso que lutamos jogo a jogo e conseguimos mais que isso. Esta é a segunda vez consecutiva que conseguimos a medalha de ouro nos jogos universitários e, além disso, este é o segundo título nacional que conquistamos em 2017. As meninas da Força Atlética estão de parabéns. Foi uma ano de muitas conquistas”, conta o técnico Jorge Castilho.

A jogadora do time da casa Thais de Andrade Silva (36) não continha a felicidade ao saber as conquistas alcançadas neste JUBs. “A sensação é a melhor possível, ainda mais por estarmos em casa. Tivemos muito mais força por causa da torcida que esteve conosco em todos os momentos do jogo. Tivemos aqui uma experiência muito bacana, foram jogos maravilhosos, e oponentes bem fortes, mesmo sendo segunda divisão. Agora precisamos ter mais foco para o próximo ano, afinal será na 1ª divisão”, diz.

Já o treinador das meninas da UNB, Marcelo Rocha, sabe que a responsabilidade para 2018 será bem maior, afinal, o desafio agora é manter-se na 1ª divisão do campeonato nacional. “É difícil explicar a sensação que sentimos neste momento, pois é uma mistura de felicidade com preocupação. Sabemos que na primeira divisão os desafios serão maiores, tanto que em 2016 não conseguimos superar as adversárias e descemos para a série B”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS