Acadêmica da UFSM é convocada para a seleção brasileira de vôlei para surdos

Aluna doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Eduarda Santi foi convocada para a seleção brasileira de vôlei de surdos, para competir na 24ª edição das Summer Deaflympics (Surdolimpíadas de Verão), que acontecem em Caxias do Sul, de 1º a 15 de maio. A estudante atleta esteve presente na 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, que aconteceu em Brasília em 2021. “Inclusive foi pelo JUBs que acabei entrando na seleção gaúcha de voleibol para surdos e posteriormente na seleção brasileira”, destaca ela.

Foto: arquivo pessoal/Eduarda

– O JUBs foi incrível demais pois possibilitou inúmeras experiências, tanto como conhecer atletas de diferentes estados e suas culturas, como conhecer diferentes estudantes de diversos cursos e aprender sobre seus cursos, ter aquela troca de conhecimentos. Além disso me motivou muito a continuar na área acadêmica, pois eu estava em dúvida se fazia o doutorado ou não, e percebi que estar dentro de uma universidade abre muitas oportunidades, conhecemos mais sobre o mundo, abrimos mais a mente, e também faz a gente correr muito atrás dos nossos sonhos, é desafiador – relata Eduarda.

A participação de Eduarda no JUBs Brasília foi também sua estreia em competições universitárias, porém, a relação dela com o esporte é de longa data: “Eu pratico esporte desde quando aprendi a caminhar, praticava principalmente futebol e tiro de laço (tradição gaúcha)”, explica Duda. “Por causa da minha deficiência auditiva, minha mãe me influenciou muito a praticar qualquer esporte nas escolas ou em times externos para justamente eu ter contato com pessoas diferentes e saber me relacionar com elas, ou seja, ajudar na inclusão social”.

E até chegar na seleção brasileira a atleta passou por vários esportes: futebol, tiro de laço e até mesmo flag football – como futebol americano, só que com campo reduzido. Mas foi pelo vôlei que ela se apaixonou. “É meu esporte favorito pois parece que é um jogo tranquilo, mas requer muita inteligência, atenção, postura e determinação, ou seja, é um jogo desafiador, e tendo desafios, eu amo”, afirma Duda. Ela conta que seu primeiro contato com a modalidade foi ainda no ensino fundamental, durante a 7ª série.

Duda e o time da UFSM durante a premiação do JUBs Brasília 2021. Foto: arquivo pessoal/Eduarda
Time de vôlei feminino da UFSM durante treinamento. Foto: arquivo pessoal/Eduarda

A paixão evoluiu para algo mais sério em 2021, quando Duda jogava uma partida casual com os amigos e uma atleta do time de voleibol da UFSM que estava presente gostou do jogo dela: “Na mesma semana ela me chamou para compor o time da UFSM para jogar o JUBs e eu topei na hora”. Duda destaca que teve grande auxílio da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), UFSM e do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS/UFSM) para representar a universidade.

Desse momento em diante foram só conquistas para Duda. Medalha de prata na 3ª divisão do JUBs Brasília, convite para treinar com a equipe de vôlei da Associação de Surdos de Santa Maria (ASSM), convocação para a seleção gaúcha feminina de vôlei para surdos e, posteriormente convocação para a seleção brasileira de vôlei de surdos. “Parece que a ficha ainda não caiu, estou extremamente feliz e grata, pois representar o país é algo extraordinário. Eu já me sentia muito feliz por representar a minha Universidade, imagina representar o Brasil”, finaliza a atleta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS