AÇÃO DE “BEM RECEBER” É APROVADA PELOS PARTICIPANTES DO JUBS 2017

Ação de “Bem Receber” é aprovada pelos participantes do JUBs 2017

Ação promovida pelo setor de hospedagem da CBDU promove o acolhimento das 27 delegações que participam dos jogos em Goiânia

Por João Ricardo Camilo – Programa Jovens Jornalistas

Bem Receber é realizado nos hotéis participantes do JUBs 2017. Foto: João Ricardo Camilo

A 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros já está aquecendo os motores. Cerca de 5mil componentes das delegações que vêm disputar os jogos, entre atletas e comissão técnica, já chegaram à capital goiana com o sonho de levar o título de campeão brasileiro para casa, e foram recebidos com grande estilo pela ação ‘Bem Receber’. De acordo com o coordenador de Hospedagem, Paulo Filho, a ideia foi pensada em garantir o bem-estar do atleta, além de oferecer mais um atrativo dentro dos padrões do JUBs.

A estrutura conta com o Espaço do Atleta, um local dentro dos hotéis onde os esportistas possam se reunir, confraternizar, conversar com os dirigentes e acompanhar as transmissões ao vivo dos jogos, além do espaço físico disponível no hotel, como piscina e academia. A ação que acontece desde as duas últimas edições do JUBs é uma preocupação do Comitê Organizador. “O Bem Receber sempre foi um desejo da Gerência de Hospedagem, a CBDU sempre procura oferecer a melhor experiência para o atleta”, diz Paulo.

Para ele, o setor hoteleiro da cidade foi essencial para que a ação acontecesse. “É a realização de um sonho. Encontramos um cenário muito positivo em Goiânia, sendo possível o Bem Receber acontecer”, concluiu. São 19 hotéis em Goiânia que recebem os participantes do JUBs.

Thais Montalvao é assistente de eventos de um desses hotéis e vê os jogos com muita animação. “Tanto a expectativa quanto a preocupação é grande. O JUBs esse ano está bem maior e bem melhor, para o setor de hotelaria é só alegria”, disse. Ela recebeu as delegações do Mato Grosso do Sul e do Espirito Santo, e promoveu um coquetel na chegada dos componentes.

O atleta Yan delNery vem do Espirito Santo para participar do JUBs Acadêmico, uma das modalidades dos jogos, e notou a qualidade do acolhimento desde que chegou ao estado de Goiás. “Rapaz, desde que cheguei no estado já fiquei encantado com a estrutura que o JUBs está oferecendo. É a primeira vez que participo e posso ter certeza que vai vir muitos encantos ainda”, disse o estudante. Na mesma delegação está aluno-atleta Leandro Rossini, veterano, que já está no seu terceiro JUBs, e garante: “Foi a melhor recepção que eu tive até agora”. Eles enfrentaram 25 horas de viagem e, mesmo longe das terras capixabas, se sentiram em casa. “Faz a gente se sentir em casa, e é um efeito muito positivo para a competição”, afirmou Leandro.

Quem também nota os resultados positivos do Bem Receber são os dirigente técnicos das equipes. O chefe da delegação do estado de São Paulo, Anderson Zamengo, afirma que o acolhimento é essencial para os bons resultados na competição. “O clima é outro, é extremamente animador, o check-in diferenciado, ágil e até com DJ contribui para manter o título de competição”, disse o dirigente.

A expectativa das equipes para o JUBs

Para a oficial da delegação do Tocantins Michele Castilho, o momento de participar do JUBs já está sendo esperado faz tempo. “A expectativa sempre é grande, como a gente teve a seletiva no início do semestre, ficamos um bom tempo preparando as equipes, pois é nossa principal competição”, contou. Ela já esteve do outro lado da ‘corda’: foi atleta no JUBs de 2002, em Maceió, relembra os bons jogos que fez representando a delegação que hoje coordena e admite que é melhor ser jogadora, afinal, ela é responsável pelos 86 atletas que vêm do Tocantins para disputar 13 modalidades nessa primeira fase. Mas como atleta ou membro da comissão técnica uma coisa é unânime: “Uma experiência que fica para o resto da vida”, conclui Michele.

Já Lucas Martins é estreante nos jogos. Isso porque seu esporte é uma novidade desta edição: o taekwondo. Sobre o evento, o estudante de Educação Física foi objetivo. “Já superou as expectativas”. Ele representa o estado de Goiás e fez parte da seleção brasileira. Carrega diversas competições nacionais e internacionais no currículo, e agora sonha em ser campeão em casa. Uma de suas inspirações é o atleta do mesmo esporte Maicon Andrade, medalhista de bronze nas Olímpiadas Rio 2016 e padrinho do JUBs no ano passado, em Cuiabá.

Sobre o JUBs 2017
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (19), com show da dupla goiana Israel e Rodolffo, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS