Alimentação no JUBs é para todos os públicos

O cardápio das refeições é preparado de acordo com os hábitos dos brasileiros e para todos os gostos

Durante os sete dias de competição – 18 a 25 de setembro – o Centro Internacional de Convenções do Brasil vai receber cerca de sete mil pessoas circulando nos diversos espaços e serviços dos JUBs Brasília 2022. A alimentação é um dos benefícios dos integrantes de todas as Unidades Federativas do Brasil confirmadas no evento. Além da alimentação, hospedagem e transporte estão incluídos. 

Para atender o público de forma satisfatória, toda uma estrutura de trabalho é estabelecida pela equipe de funcionários da cozinha que começam cedo no batente. “Enquanto o almoço é servido, alguns funcionários já estão preparando o jantar. Temos um grande número de colaboradores para conseguir atender todo mundo, com as reposições dos alimentos, lavagem de pratos e talheres, higienização, preparo e armazenamento das comidas, entre outras funções”, conta a nutricionista dos JUBs, Lis Marinho.

Foto: Abelardo Mendes Jr/Light Press/CBDU

Na edição de 2022, aproximadamente 84 mil refeições serão servidas. No cardápio também estão disponíveis opções veganas e vegetarianas. O que não pode faltar é o típico arroz e feijão, uma das combinações preferidas dos brasileiros. Lis reitera que para um melhor rendimento nas competições é preciso ter atenção redobrada na hora da alimentação. “Para os atletas, é importante que sigam com uma alimentação leve e balanceada, contendo os macro e micronutrientes, carboidratos, proteínas, lipídios e vegetais. Sempre lembrando de beber bastante água e de não exagerar nas refeições”, afirma.

Outra recomendação indispensável é evitar comer alimentos que não fazem parte do restaurante dos JUBs para evitar problemas futuros. “Não conseguiremos ter um controle do que é ingerido por fora, caso alguém tenha problemas e passe mal. 

Evitar também comidas com excesso de sódio, gorduras, açúcares e álcool. Tudo isso desfavorece o desempenho do corpo e, consequentemente, no esporte”, conclui.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS