Ana Júlia Ywata: bicampeã Sul-americana representa o badminton brasileiro no Mundial Universitário com talento e trajetória de destaque
Atleta da Unicesumar leva ao Mundial Universitário toda a sua vivência internacional, disciplina acadêmica e sonho olímpico.
Aos 20 anos, a paranaense Ana Júlia Ywata é um dos grandes nomes da nova geração do badminton brasileiro. Natural de Curitiba e estudante de Educação Física na Unicesumar, ela se prepara para representar o Brasil no FISU World University Games Rhine-Ruhr 2025, na Alemanha, vivendo um momento especial em sua carreira. “Para mim, é uma honra estar representando a Seleção Brasileira Universitária no Mundial. É um passo gigante na minha trajetória e fico muito feliz em conseguir conciliar os estudos com a vida de atleta de alto rendimento”, destacou.
Ana começou no esporte aos 10 anos influenciada pela irmã mais velha, também atleta, rapidamente se apaixonou pelas quadras e encontrou no badminton uma vocação. Desde então, construiu uma carreira sólida no esporte universitário e nacional.
Entre suas principais conquistas estão o bronze na Copa Pan-Americana de Badminton, realizada no México em fevereiro de 2024, e os títulos de bicampeã sul-americana em 2023 e 2024. “Minha primeira convocação foi em 2017, no Sul-Americano Sub-15 disputado no Rio de Janeiro, e desde então venho participando de várias seleções. Essas experiências me formaram como atleta e me trouxeram até aqui”, relembra.
Ana Júlia já participou de competições internacionais em diversas partes do mundo, com destaque para seu recente intercâmbio esportivo de dois meses em Portugal e na Espanha, onde teve contato com a escola europeia de badminton e evoluiu tecnicamente. “Foi um aprendizado enorme. Treinar na Europa me trouxe mais maturidade, tática e intensidade”, conta.
Apesar da bagagem internacional, o Mundial Universitário será sua primeira participação nesse formato e Ana carrega grandes expectativas: “Estou muito feliz e ansiosa. Representar o Brasil e minha universidade em um evento desse porte é incrível. Quero aproveitar tudo, dar o meu melhor e levar essa experiência para a vida.”
Entre os momentos marcantes da carreira, ela lembra com carinho quando enfrentou Juliana Viana, atleta olímpica que representou o Brasil nos Jogos de Paris 2024. “Mesmo perdendo, quase levei um set. Ter jogado contra uma atleta olímpica me mostrou o quanto posso evoluir e reforçou meu sonho de um dia também estar lá, nos Jogos”, revela.
Focada e determinada, Ana tem seus próprios rituais antes das partidas. “Ouço músicas animadas, que me façam dançar. Isso me ajuda a entrar na quadra leve, feliz e pronta para dar o meu melhor”, conclui.
A participação do Time UBrasil no FISU World University Games Rhine-Ruhr 2025 conta com o apoio fundamental do Ministério do Esporte e de nossos parceiros: Bianco, Tropical Brasil, Icone Sports, Spalding, Kempa, uhlsport, Joma e Max Recovery.