AO COMPLETAR 80 ANOS, CBDU É HOMENAGEADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Solenidade em homenagem aos 80 anos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário. (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Na última sexta-feira (9), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CDBU) completou 80 anos. Em homenagem a essa longa história, uma solenidade no plenário da Câmara dos Deputados aconteceu na manhã desta quinta-feira (15).

Estavam presentes o deputado Júlio César Ribeiro (PRB), o deputado Luiz Lima (PSL), Rogério Sampaio do Comitê Olímpico Brasileiro, Washington Cerqueira, Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Tatiana Weysfield, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, e Décio Brasil, Secretário Especial do Esporte, além dos membros da Confederação e de atletas universitários.

Quem abriu a solenidade foi o deputado Júlio Ribeiro em nome de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. No discurso foram tratados assuntos como os propósitos da Confederação, a importância do esporte educacional na construção do atleta e do cidadão e a importância dos Jogos Universitários Brasileiros – maior competição universitária da América Latina.

O deputado e medalhista da Universíade, Luiz Lima, falou da importância da CBDU na vida dele. Lima conheceu sua esposa, também nadadora, na Universíade de 1997 e, desde então, estão juntos. Da relação, nasceu Luiza, hoje com 13 anos e seguindo o caminho dos pais.

O parlamentar também discursou sobre a importância cultural da política esportiva no país e que ainda é escassa. Pediu cada vez mais a valorização do esporte educacional e que os jovens atletas despertem esse interesse pela política para continuarem lutando pela causa no futuro.

Em seguida, Washington Cerqueira falou da dificuldade de conseguir aprovação dos recursos necessários para a Universíade de 2019, que aconteceu em julho na Itália. O secretário contou que colocou os documentos debaixo do braço e levou para o ministro assinar às 22h do último dia do prazo. Com muito suor, os recursos foram liberados e a CBDU, mesmo com poucos atletas, teve uma das suas melhores participações na competição.

Na sua vez, Rogério Sampaio aproveitou o gancho e elogiou o bom gasto do dinheiro público com os resultados em Napoli. Citou também a importância do Ministério da Educação estar mais próximo e presente.

Por último, o secretário Décio Brasil lembrou da importância do bolsa atleta e que o esporte educacional deve ser o caminho para os jovens estudantes e atletas. Também fez questão de reforçar que está correndo atrás de melhorar esse caminho da base para o alto rendimento.

Jhennifer Alves, medalhista na Universíade de Napoli e no Pan de Lima, foi chamada de surpresa para discursar. A estudante de biomedicina falou da oportunidade de representar o Brasil em uma competição universitária e da dificuldade de conciliar estudos e treinos. Jhennifer foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro na natação para o Brasil na Universíade.

Jhennifer Alves discursa no plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Para encerrar, Jhennifer, Bárbara Dias, Igor Milioransa, Verena Figueira, Yasmin Lima e Marco Antônio Junior – atletas que participaram da Universíade de 2019 – receberam homenagens no palco do plenário.

Sobre a importância da homenagem, Luciano Cabral, presidente da CBDU conta: ”

“A comemoração dos 80 anos da CBDU no plenário da Câmara dos Deputados foi um marco para o esporte universitário brasileiro. Não tinha forma melhor de comemorarmos nosso aniversário na casa do povo. O ambiente que toma as principais decisões do nosso país, onde constroem as leis do nosso. Então a gente coloca o esporte universitário em outo patamar e traz para o plenário a discussão sobre o esporte e educação no nosso país, principalmente a importância desses dois assuntos caminhando juntos na formação dos jovens e futuros profissionais do nosso país”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS