APÓS 20 ANOS, NATAÇÃO FEMININA CHEGA A UMA FINAL NA UNIVERSÍADE

Após 20 anos, natação feminina chega a uma final na Universíade

No masculino, Henrique Martins se classifica para a final dos 50m borboleta

Por Danielle Coimbra

Equipe feminina chega a uma final após 20 anos. Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

Com casa cheia, a estreia da natação na Universíade de Verão 2017 trouxe para as raias do Taiwan Sport University Arena a empolgante disputa de medalha no revezamento masculino e feminino. Do lado brasileiro, as atletas do feminino, que não chegavam a uma final em Universíades há 20 anos, nadaram ao lado de competidoras do Canadá, Rússia, EUA, Inglaterra, Japão, Itália e França.

O quarteto foi formado pelas olímpicas Larissa Martins de Oliveira, Manuella Duarte Lyrio e Daynara Paula, além de Alessandra Marchioro, que juntas atingiram a quinta posição, com um tempo de 3:41.52.

“A gente faz uma avaliação muito positiva da prova de hoje, conseguimos melhorar nosso tempo em quase dois segundos com relação ao que fizemos pela manhã, todas deram o seu máximo para brigar pela medalha e, embora não tenha dado, a gente sai bem satisfeita”, pontuou Larissa.

No masculino, o nadador Henrique Martins se classificou para a final dos 50m borboleta, após fazer a terceira colocação na semifinal, com tempo de 23.61. “Vou sentar com meu treinador e ver o que podemos melhorar para chegar bem à final”, explicou o atleta.

No revezamento 4×100 masculino, a equipe formada por Gabriel da Silva Santos, Leonardo Alcover, Henrique Martins e Pedro Henrique Silva Spajari ficou em sexto. “Todo mundo deu o seu máximo, se entregou dentro da piscina e isso é uma coisa boa. Se não deu hoje, agora é descansar e amanhã vir aqui e tentar dar o melhor resultado novamente”, disse Pedro Henrique Spajari.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS