Após 3 medalhas de ouro e recorde nos JUBS, Bardi tem um objetivo: aprovação

Atleta concilia atletismo com faculdade de educação física, mas se engana quem acha que ele coloca a competição à frente dos estudos.

“Professor, desculpe o horário! Aqui é Filipe Bardi, velocista, cheguei agora em Oregon para o mundial e vou perder a aula do sr. na terça-feira. Tem como me passar um trabalho pra eu não levar falta?”, era a dúvida do atleta, que estava prestes a representar o Brasil nos 100m, 200m e 4x100m, no Mundial de Atletismo.

Três meses depois, Bardi foi campeão das mesmas três provas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Ele merece, é um cara ímpar, de caráter e humildade diferentes de achar nesse meio”. A afirmação é de Cesar Haddad, o professor que recebeu o áudio do atleta. “Ele ainda se apresentou ‘sou o velocista’, como se eu não o conhecesse”, diverte-se Cesar.

Foto: Light Press/CBDU

Bardi está no segundo semestre de Educação Física no Centro Universitário Sant’Anna, em São Paulo. É lá que o atleta dedica metade de seu tempo e concilia o estudo com os treinos. “Eu fui educado dentro do esporte e sei que esporte e educação devem andar juntos”, afirma Filipe, que se diz apaixonado pelo curso que faz. “Tô curtindo demais! É meu sonho e o que gosto de fazer”.

Durante os jogos, o atleta da UniSantana correu os 100m em 10s, marca que só foi alcançada uma vez por um velocista brasileiro, em 1988, por Robson Caetano. O recorde de Bardi, contudo, não foi contabilizado por causa do vento em Brasília. “A gente pode chegar. O vento atrapalhou, mas eu sei que eu vou trabalhar bem e treinar ainda mais para que essa marca possa sair novamente”.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS