ATLETA OLÍMPICO DISPUTA JUBS PELA PRIMEIRA VEZ

Atleta olímpico disputa JUBs pela primeira vez

O experiente jogador de Handebol integrou a seleção brasileira por nove anos e agora representa a UNIP-SP nos jogos universitários

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

UNIP-SP estreou nesta terça-feira contra a FSBA-BA. Foto: Be Nice Films

O pernambucano Bruno Santana, 35 anos, joga Handebol desde os nove anos de idade. O atleta começou a jogar ainda na escola e decidiu seguir a carreira como atleta. “Pernambuco tinha equipes fortes que ganharam campeonatos brasileiros e alguns atletas estavam indo para São Paulo. Então comecei a me espelhar neles”, relata. Bruno conta que decidiu que seria jogador aos 14 anos quando disputou o primeiro brasileiro. “Eu falei que queria jogar e ser bom e que iria para a seleção”, completa.

Com 16 anos, Bruno se mudou para São Paulo para dar continuidade à carreira. “Pernambuco já estava pequeno para o tanto que eu queria no Handebol”, explica. O jogador explica que os pais sempre o apoiaram em suas decisões e até acompanhavam os jogos, mas a mãe não queria que ele saísse da cidade, pois achava que ainda estava muito cedo. “Eu falei que era isso que eu queria e ela acabou entendendo. Sempre que dá, eles assistem aos jogos pela TV ou viajam para me ver”, diz.

Desde que decidiu seguir carreira no esporte, o Bruno se destacou. Assim que mudou para a capital paulista, o jogador foi convocado para a base da Seleção Brasileira de Handebol. Bruno passou por todas as categorias até chegar à seleção principal, aos 19 anos. “Foi muito gratificante saber que depois de toda aquela trajetória e luta que tive, eu pude chegar à seleção principal e jogar os principais campeonatos”, pontua.

Pela seleção principal, Bruno disputou campeonatos Mundiais, Sul-Americanos e quatro Jogos Pan-Americanos, nos quais ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata. Além disso, o jogador representou o Brasil nas Olimpíadas de Atenas e de Pequim. A última atuação do atleta pela Seleção Brasileira foi em 2015, na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Agora, com muitas histórias, experiências e alguns fios brancos na barba, Bruno Santana participa do JUBs pela primeira vez. O jogador começou a cursar Educação Física em 2017 e entrou para a equipe universitária da UNIP-SP. Dentro de quadra, o atleta é reconhecido e tietado pelos adversários. “Eu estou bem feliz por disputar os jogos universitários. A interação com atletas mais novos que nunca tiveram a oportunidade de jogar contra jogadores que são ou já foram seleção também é gratificante”, conclui.

Handebol masculino no JUBs

A disputa da primeira divisão do Handebol masculino começou hoje, 24, no ginásio do Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Hugo de Carvalho Ramos. Pelo Grupo A, a primeira partida, entre a UNIP-SP e a FSBA-BA, terminou com o placar de 41 a 30 para os paulistas. O jogo entre UNIVERSO-RJ e UNIPÊ-PB fechou a primeira rodada do grupo, com vitória dos paraibanos.

Pelo Grupo B, UNIVALI-SC e UFMA-MA fizeram o primeiro jogo. Em seguida, as equipes da UNINASSAU-PE e da UCDB-MS completaram a rodada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS