BALSAS E SÃO LUÍS RECEBEM OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS MARANHENSES 2018

Seletiva regional será realizada em quatro etapas, de modo a atender todo o estado

Foto: FAME

No último final de semana, a Federação Acadêmica Maranhense de Esportes – FAME deu início à sua seletiva estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), nas modalidades de Handebol, Basquete, Futsal e Vôlei. A primeira etapa dos Jogos Universitários Maranhenses – JUMs, chamada de Regional Maranhão do Sul, foi sediada na cidade de Balsas, entre 13 e 21 de abril.

Em paralelo, entre 21 e 29 de abril, a FAME realiza a fase de modalidades individuais da seletiva, em São Luís. As modalidades presentes são Atletismo, Natação, League of Legends, Futebol Virtual, Judô e Acadêmico.

A FAME ainda realizará mais duas etapas do JUMs, a Regional Grande Ilha, entre os dias 18 e 26 de maio, e a Fase Final de Quadras, entre 01 e 03 de junho, ambas em São Luís, entre os vencedores da Regional Maranhão do Sul e da Regional Grande Ilha. A última fase irá revelar os campeões estaduais nas modalidades de quadra, e que representarão o estado na Conferência Norte do JUBs Quadras, em julho, em Belém.

O presidente da FAME, Márcio Ribeiro Alves, explica que o novo formato visa alcançar o maior número de participantes do estado. “Estamos atuando na capital maranhense, São Luís, com as Instituições de Ensino Superior da capital, e no sul do Maranhão com as IES do sul e adjacências. Ano que vem, pretendemos manter esse formato, em outras cidades, e ampliar o leque de atuação, para que a gente consiga obter o maior número de instituições e abranger todo o estado”, destacou.

Novo formato do JUBs

A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganhou um novo formato, onde todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs. Assim, os eventos de 2018 contarão com as modalidades que já fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a inclusão de mais esportes, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina.

O novo formato também irá beneficiar as melhores equipes das modalidades coletivas de quadras, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final do JUBs, que será realizado em Maringá, entre 04 e 11 de novembro.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs!

NOTÍCIAS RELACIONADAS