BASQUETE ESTREIA NAS QUADRAS VALDIR PINHEIRO

Os times competem pela primeira vez no JUBs 2018

Por Guilherme Amaral – Programa Jovens Jornalistas

As disputas classificatórias da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros começaram nesta terça feira (06). As partidas masculinas e femininas aconteceram simultaneamente no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica. Os jogos começaram logo após o almoço e terminaram no finalzinho da tarde. Foram oito no total, divididos igualmente entre masculino e feminino.

O time da UNOCHAPECÓ-SC garantiu a primeira vitória do dia contra o CEUB-DF no feminino. A diferença de pontos já era alta desde o primeiro quarto e aumentou drasticamente no segundo, terminando o primeiro tempo em 38 x 10. Foi no terceiro quarto que a vitória ficou, de fato, garantida. O time de Santa Catarina fez 66 x 12, impossibilitando uma virada. O jogo terminou em 90 x 17.

A vitória da UPIS-DF contra UNICESUMAR-PR no masculino não foi fácil. Ambos os times pontuaram bastante nos primeiros quartos e era a equipe do Paraná que tinha a vantagem no primeiro tempo. Mas a UPIS voltou com tudo no fim do intervalo, virando o jogo e distanciando os pontos. A partida terminou em 49 x 36 para o time de Brasília e o atleta Iago, que fez dez dos pontos totais, comentou ao final: “A gente foi conhecendo o outro time ao longo da partida e no final jogamos nos erros deles”.

O segundo jogo feminino foi entre UNIFOR-CE e UFAC-AC. O time do Ceará abriu uma vantagem de nove pontos logo no primeiro quarto e, no segundo, essa diferença cresceu em oito. Com a vantagem que cresceu mais a cada quarto, o jogo terminou em 62 x 27.

Foto: Catarina Magalhães/ Kaizen – CBDU

A partida masculina entre CIESA-AM e UNIFOR-CE começou acirrada. O time da UNIFOR levou os dois primeiros quartos com uma pequena folga de cinco pontos. O jogo foi definido quando a distância de pontos aumentou para vinte e quatro no terceiro quarto. Assim como no feminino, o time cearense venceu, com um resultado de 84 x 70.

“Eu acho que foi nervosismo que atrapalhou um pouco a gente, mas vamos para a próxima né”? A atleta Mayara Fernanda, do time da UNICESUMAR-PR, comenta sobre sua derrota com ânimo para continuar, já que essa é a primeira vez da equipe neste campeonato brasileiro. A partida contra a UFPA-PA terminou em 64 x 39 para o time do Pará.

O jogo com os placares mais altos até agora foi entre os times do masculino, UNINASSAU-PE e FAMETA-AC. Pernambuco derrotou o Acre por 99 x 71. Os vencedores fizeram trinta e dois pontos já no primeiro quarto. A maior pontuação do FAMETA foi no segundo quarto, quando fizeram vinte e quatro pontos.

Para encerrar os jogos de terça, a CENESUP-PB venceu por 53 x 42 contra a UEG-GO no  feminino e a UNIEVANGÉLICA-GO perdeu por 68 x 72 para a UCDB-MS no masculino, uma das partidas mais disputadas até o momento. E os jogos continuam até o fim de semana. Amanhã, jogam:

Feminino:

14:00 – Grupo A – CEUB-DF x CIESA-AM

15:45 – Grupo B – UFAC-AC x UNIVERITAS-RJ

17:30 – Grupo C – UNICESUMAR-PR x UNINASSAU-PE

19:15 – Grupo D – UEG-GO x UNIP-SP

Masculino:

14:00 – Grupo A – CEUB-DF x CIESA-AM

15:45 – Grupo B – UFAC-AC x UNIVERITAS-RJ

17:30 – Grupo C – UNICESUMAR-PR x UNINASSAU-PE

19:15 – Grupo D – UNIEVANGÉLICA-GO x UNIFACISA-PB

NOTÍCIAS RELACIONADAS