BEACH HAND FEMININO: UNIPÊ-PB LIDERA

No segundo dia do beach hand feminino, UNIPÊ garante vitória sobre a Uninassau-PE e LUD bate as meninas da USACH

Equipes brasileiras se destacam na competição e time uruguaio corre atrás do prejuízo da primeira rodada

O terceiro dia de jogos no II International University Beach Games recebeu, nesta quinta-feira (30), na arena montada na praia de Pajuçara, em Maceió, mais um confronto do beach hand feminino. Na partida entre brasileiras, as atletas do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) conseguiram garantir uma vitória importante sobre o time da Uninassau-PE por 24/10 no primeiro tempo e 14/8 no último período. Já no confronto entre visitantes, a equipe da Liga Universitária do Uruguai (LUD) se deu melhor, e venceu o time da Universidad de Santiago de Chile (USACH) por 26/6 e 16/11.

Brasileiras se enfrentam no segundo dia do beach hand feminino. Foto: Fotojump

Confronto de anfitriãs

As duas equipes brasileiras, que vieram de resultados positivos no primeiro jogo, protagonizaram uma disputa tranquila. No primeiro tempo, o time da UNIPÊ se mostrou superior e conseguiu emplacar uma vantagem de 14 pontos sobre a Uninassau e fechar o primeiro set sem nenhum problema com 24/11. No segundo tempo, o placar ficou 14/08.

“Estamos muito felizes com esse resultado. Esse foi um jogo importantíssimo da chave. Conseguimos fazer um placar legal para seguir na briga pelas primeiras posições”, afirmou a jogadora Camila Souza.

No segundo período, as meninas da Uninassau-PE dificultaram o trabalho das adversárias, que viram as pernambucanas virarem o placar. “Demos uma vacilada no segundo tempo, mas conseguimos recuperar e sair com a vitória”, comentou a atleta da UNIPÊ Luana Moura (CAMISA 5), responsável por 6 pontos da equipe no jogo.

“Por conta da estrutura da competição, cada jogo é uma semifinal. Precisávamos vencer para chegarmos mais tranquilos no jogo de amanhã”, comentou o técnico Vinícius Oliveira, que comanda o time da UNIPÊ.

Sobre a derrota, o comandante da Uninassau-PE, Ulisses Oliveira, revelou que optou por deixar as jogadoras mais à vontade. “Quis deixar elas mais soltas hoje, para sentir o jogo das adversárias. A partida da verdade será amanhã e, apesar da pouca experiência, não devemos menosprezar as chilenas”, frisou.

Chile X Uruguai

O time da LUD só precisou de sete segundos para abrir o placar da partida contra as meninas da USACH. Na metade do primeiro período, a equipe do Uruguai já tinha 13 pontos de vantagem sobre as inexperientes adversárias. O jogo terminou em 2 sets a 0 para as uruguaias, com parciais de 26/6 e 16/11.

“Precisávamos de confiança para seguir na partida e, além de muito importante, esta vitória nos deu isso. Amanhã temos um jogo mais complicado pela frente e temos que conquistar um resultado positivo”, comentou a uruguaia Florencia Atto.

As chilenas conseguiram superar o desempenho apresentado no primeiro confronto da competição, contra as brasileiras de UNIPÊ, e somaram 17 pontos ao longo da partida – cinco a mais que no jogo de estreia. Mais soltas, elas aproveitaram para adquirir experiência e aprimorar o estilo de jogo.

Mesmo com dois resultados negativos, o técnico Felipe Celine se mostrou satisfeito com o desempenho de suas atletas. “Elas chegaram com uma noção melhor para esse jogo e atuaram muito bem. Pegamos duas equipes de alto nível, que estão acostumadas com competições desse porte, e aprendemos muito”, disse o técnico.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Rebecca Bastos – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS