Beatriz Comanche: judoca de 20 anos é esperança de medalha nos Jogos Mundiais Universitários
Natural do Rio de Janeiro e estudante de Educação Física, Bia é um dos grandes nomes do judô brasileiro que irá representar o Time UBrasil na Alemanha.
Aos 20 anos, Beatriz Comanche já carrega no currículo títulos de destaque no cenário nacional e internacional do judô. Nascida e residente no Rio de Janeiro, ela cursa Educação Física na Universidade Celso Lisboa e é uma das convocadas para representar o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários 2025, que acontecem de 16 a 27 de julho, na Alemanha.
Beatriz começou no esporte aos 8 anos, em um projeto social próximo à comunidade onde mora. Incentivada por amigos, logo se apaixonou pelo judô e, aos 11 anos, passou a treinar na UMBRA, projeto social que visa dar a crianças, jovens e adultos, oportunidade através do esporte. Lá conseguiu se desenvolver como atleta de alto rendimento e deu um salto significativo.
“Foi lá que conquistei todos os títulos que tenho até hoje. Sou grata por tudo que construí e pelos técnicos que sempre acreditaram em mim”, destaca.
Na bagagem, ela leva títulos como medalhista de bronze no Mundial Júnior, tetracampeã brasileira, campeã do JUBs e do Campeonato Pan-Americano Universitário. Sua primeira convocação para a seleção brasileira foi em 2018, no Pan-Americano Sub-15 no Equador — e já chegou fazendo história: foi campeã em sua estreia internacional.
“Mesmo sendo nova, acredito que tenho uma boa experiência internacional. Estou animada para disputar esse Mundial. Sempre vi vídeos da Universíade e sonhei com esse momento. Agora é real e vou dar o meu melhor”, afirma a judoca.
Sobre integrar a Seleção Brasileira Universitária, Beatriz vê a experiência como uma forma de unir suas duas frentes de desenvolvimento: o esporte e a educação.
“Como atleta, é uma chance de crescer e viver novas experiências internacionais. Como universitária, é mostrar que é possível ir longe com disciplina, foco e amor pelo que se faz. É uma honra e uma responsabilidade que carrego com gratidão.”
A jovem judoca também comemora outra conquista marcante: sua entrada na Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento, graças aos títulos que conquistou no judô.
“Sempre foi um sonho para mim, e poder realizar isso fazendo o que eu amo foi uma grande realização.”
O Mundial Universitário 2025 promete ser mais um capítulo importante dessa trajetória inspiradora. E Beatriz chega pronta para representar o Time UBrasil com garra, técnica e coração.