Brasil e China reafirmam cooperação no esporte universitário
Parceria tem encontro especial em solo chinês e muitos debates sobre o futuro do esporte universitário mundial
Em Changchun, na província de Jilin, na China, o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), Luciano Cabral, e o novo presidente da Federação Chinesa de Esportes Estudantis (CSSF), Chen Dongsheng, firmaram um novo passo na parceria entre as confederações.
Em 2024, o Brasil recebeu em Brasília e São Paulo uma delegação chinesa entre atletas, técnicos e dirigentes, em um intercâmbio focado no badminton. Agora, é a vez da CBDU levar o futebol para a China, com a participação de 2 universidades brasileiras em clínicas, amistosos e atividades culturais, sendo a UNIP São Paulo e a Unesc de Santa Catarina as representantes brasileiras que ficarão para a disputa da Copa do Mundo de Futebol Universitário.
A relação entre Brasil e China no esporte universitário vem sendo construída desde 2007 e tem Luciano Cabral como um dos principais articuladores. “São dois países protagonistas do esporte universitário mundial, que não apenas participam, mas também realizam grandes eventos e fortalecem a plataforma da FISU”, destacou Luciano Cabral.
Com trajetórias consolidadas na realização de competições internacionais, a China tendo sediado os Jogos Mundiais Universitários de Verão 2023 e diversos campeonatos mundiais, e o Brasil iniciando modalidades como o futsal feminino e os beach games. Os dois países reafirmam sua parceria como referência global no movimento universitário e ampliam as oportunidades para estudantes-atletas.