BRASIL É HOMENAGEADO EM ESCOLA RUSSA DURANTE UNIVERSÍADE EM KRASNOYARSK

Nesta sexta-feira (8), o atleta Ruanh Oliveira, o técnico Eduardo Garcia e o chefe da delegação brasileira, Paulo Sivieri, estiveram em uma escola pública em Krasnoyarsk (RUS), sede da Universíade de Inverno. A visita fez parte de um projeto criado para divulgar informações sobre os esportes e a Universíade.

Foram escolhidas 50 escolas para representar os países presentes na competição. A escola nº 88, como é chamada, mostrou interesse em participar e foi a sorteada para apoiar o Brasil e interagir com os atletas.

Antes de receber os visitantes, os estudantes se preparam e aprendem sobre a cultura do país escolhido. Aproximadamente 25 alunos entre 9 e 12 anos receberam a delegação com desenhos sobre o Brasil e a Universíade, apresentações sobre a cultura russa, comidas típicas do país e várias brincadeiras.

“Achei sensacional essa interação com os alunos. Definitivamente um dos pontos altos da viagem toda”, comenta Ruanh.

As crianças também passearam pela Vila dos Atletas e ficaram impressionadas com o tamanho. “Eles nunca tinham visto algo como aquilo e adoraram o contato com os atletas, que se mostraram muito sociáveis e abertos para interagir”, disse uma representante da instituição.

Sivieri conta como foi ter esse contato com os alunos russos: “Pudemos conhecer um pouco da cultura deles. Eles contaram um pouco sobre o atual momento de transição das estações e as tradições dessa época. Nos ensinaram a montar bonecas de pano que representam o inverno e o frio, e ao final devem ser queimadas para demonstrar o fim do inverno, o começo de um novo ano. Ficamos impressionados também com os desenhos que fizeram, tudo muito bem feito e escrito em português. Ainda nos encheram de presentes ao final!”.

“Já eles puderam ter esse contato, aprender sobre nossa cultura pra fazer os desenhos e as apresentações, puderam ver pessoas de outro país… É bem incomum aqui em Krasnoyarsk eles terem qualquer tipo de contato com pessoas de fora, principalmente de tão longe quanto o Brasil e o contato com a gente”, completa.

Na sexta-feira (8) o Brasil também encerrou sua participação na Universíade de Inverno com a atleta Ana Carla Decottignies. O último dia de disputas será na segunda-feira (11) e a cerimônia de encerramento acontece na terça-feira (12).

Maquete feito pelos alunos

NOTÍCIAS RELACIONADAS