Brasil encerra competição com 45 medalhas

Na segunda edição do FISU America Games, a delegação brasileira encerrou a competição no segundo lugar do quadro geral de medalhas, atrás somente dos mexicanos, os donos da casa. Os nossos representantes medalharam em quase todas as modalidades. Foram 20 de ouro, 12 de prata e 13 de bronze. 

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, analisa a participação do país nos jogos e comemora a posição de destaque alcançada através do desempenho dos atletas. 

“O Brasil alcançou a meta estabelecida. Nossa meta era ficar entre os três primeiros no quadro geral de medalhas. Quando a gente observa a quantidade de modalidades no evento, nós tivemos quatro modalidades coletivas – somando o masculino e feminino – e nós fomos campeões em cinco das oito possíveis. Nas outras individuais, nós disputamos três e fomos campeões em duas, então o resultado foi extraordinário”. 

Foto: Célio Júnior / CBDU

“Foi um evento importante, no final da temporada, mas a gente ainda vem mantendo a força do esporte universitário brasileiro, mesmo quando a gente toma a decisão de disputar o evento com instituições ou atletas campeões dos nossos eventos nacionais. Nós optamos por prestigiar as instituições ou os atletas que foram campeões – no caso das modalidades individuais – nos campeonatos nacionais da CBDU”, completa Luciano Cabral. 

Confira as medalhas por modalidade:

Ouro

Voleibol feminino, voleibol masculino, futsal feminino, futsal masculino, futebol masculino, xadrez, atletismo, taekwondo e tênis de mesa.

Prata

Futebol feminino, atletismo, taekwondo e tênis de mesa. 

Bronze

Atletismo, taekwondo e tênis de mesa. 

O II FISU America Games aconteceu de 14 a 26 de outubro, em Mérida, no México. A delegação do Brasil contou com 194 pessoas, incluindo atletas, técnicos, dirigentes e as equipes vão competir em 8 modalidades – atletismo, basquete, futsal, futebol, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A competição teve transmissões ao vivo no YouTube da CBDU e do Time Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS