BRASIL FICA COM O TÍTULO NO VÔLEI DE PRAIA FEMININO

Brasil supera o México e fica com o título no vôlei de praia feminino

Verena e Hegeile, da UNIFOR-CE, venceram Cláudia e Xitali, do México, conquistando o título do torneio

A grande final do vôlei de praia feminino foi disputada na manhã deste sábado (1), nas areias da praia da Pajuçara, em Maceió. O duelo pelo título ficou por conta da dupla brasileira Verena Oliveira e Hegeile Almeida, representando a UNIFOR-CE, contra a dupla mexicana formada por Cláudia Guevera e Xitali Corrujedo.

O duelo entre as duas melhores duplas da competição prometia, tendo em vista que as brasileiras se destacaram bastante durante todo o torneio e as mexicanas só haviam perdido um único set até chegar à decisão deste sábado. E a promessa de uma grande partida acabou sendo cumprida.

O primeiro set foi bastante disputado. As mexicanas começaram a partida com a estratégia de forçar o saque em Verena, tentando colocar a jogadora mais alta do Brasil (Hegeile) distante da rede. A tática deu resultado, e as mexicanas conseguiram largar na frente durante boa parte do set. Entretanto, empurrado pela torcida, as brasileiras conseguiram se ajustar. Aproveitando alguns erros cruciais das mexicanas, elas conseguiram levar o set em 22-20, após um contra-ataque finalizado por Hegeile.

Faltando pouco para a conquista do título, as brasileiras voltaram com tudo no segundo set. Se no inicio do jogo elas estavam forçando o saque apenas em Xitali, o segundo set foi marcado pela variação de alvos no saque, o que acabou confundindo a recepção mexicana. Forçando bastante, as brasileiras acabaram conseguindo forçar vários erros e contra-ataques, criando uma boa vantagem a partir da metade do set. As mexicanas buscaram uma última reação, mas Verena e Hegeile, vibrando muito com a torcida, acabaram vencendo o set por 21-15, e a partida em 2 sets a zero.

Após a partida, Verena destacou a força do trabalho planejado para essa conquista. “Trabalhamos com um planejamento de treinamento anual e essa era uma das competições que nós tínhamos como objetivo sair como campeãs. O México era o adversário mais forte da competição e nós conseguimos impor o nosso jogo contra elas”, comentou. Já a sua parceira, Hegeile, valorizou a estratégia montada em conjunto com seu treinador. “Nós iniciamos a partida com um plano de jogo, mas soubemos nos adaptar ao que estava acontecendo e ajustamos ao decorrer do jogo. A vitória foi consequência desse trabalho”, concluiu.

II International University Beach Games

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Smack Neto – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS