Brasil recebe a 15º edição do Mundial Universitário de Triathlon

Em agosto de 2022, Maceió – AL, receberá a 15º edição do FISU World University Triathlon Championship (2022 FISU WUC Triathlon – FISU Mundial Universitário de Triathlon, em tradução livre), evento organizado pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e outras instituições nacionais.

Iuri Vinuto, um dos representantes do Brasil na 12º edição do Mundial. Foto: Luiz Pirez/Fotojump/CBDU

A capital alagoana foi escolhida como cidade sede da competição em virtude do sucesso de outras competições universitárias internacionais que já recebeu, como o 2012 FISU World University Beach volleyball Championship (Mundial Universitário de Vôlei de Praia) e o Pan-americano de Basquete 3×3 em 2019. Além disso, a cidade também foi selecionada tendo em vista o crescimento exponencial do triathlon no município, com a presença de circuitos estaduais, nacionais e internacionais. Maceió é uma cidade que reúne as condições ideais para a pratica da modalidade.

A ideia é que o Mundial Universitário de Triathlon aconteça uma semana depois do Ironman 70.3 – uma das maiores competições da agenda de triathlon do Brasil –, para que a estrutura possa ser aproveitada. Para isso, o diálogo com a prefeitura local e os organizadores do Ironman já começou. A prova dever ser disputada entre as orlas de Pajuçara e Ponta verde, cartões postais de Maceió. A CBDU espera grande adesão dos atletas universitários de todo o mundo.


RETROSPECTIVA

A 15º edição da competição é a segunda que passa pelo Brasil. Em 2014, Brasília recebeu a 12º edição do Mundial. Na ocasião, aproximadamente 50 atletas de 12 países (Austrália, Brasil, Estados Unidos, Eslováquia, Grã-Bretanha, Cingapura, Taipé Chinês, Hungria, Suíça, Turquia, Japão e República Tcheca) estiveram na cidade e completaram as distâncias de: 1500m de natação no Lago Paranoá, 40km de ciclismo atravessando a ponte JK e 10km de corrida pelas ruas da capital.

O Brasil foi representado por 9 triatletas: 4 mulheres e 5 homens. No time feminino, Luísa Baptista, campeã brasileira e pan-americana júnior em 2011 e 2012 respectivamente; Beatriz Neres, campeã pan-americana e brasileira, em 2013; Luiza Cravo e Renata Moreira foram as participantes. Já no masculino, os atletas foram: Marcus Fernandes, campeão brasileiro de Sprint, em 2013; Wesley Matos, vice-campeão mundial de aquathlon; Pablo Maciel, campeão mundial de longa distância em 2009 e campeão pan-americano, em 2013; Iuri Vinuto e Flávio Queiroga.


CONHEÇA A MODALIDADE

Sprint ou Short
750 m de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida.

Olímpica
1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida.

Longa distância
3 km de natação / 80 km de ciclismo / 20 km de corrida ou
4,5 km de natação / 120 km de ciclismo / 30 km de corrida.

Meio-Ironman (70.3 milhas)
1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida.

Ironman
3.8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS