Brasil se destaca no primeiro dia do Mundial Universitário de Vôlei de Praia

Por Julita Bittencourt – voluntária de imprensa Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2022

Maceió está sendo o palco do Mundial Universitário de Vôlei de Praia que começou na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, na arena montada na Praia de Pajuçara. O Brasil está muito bem representado na competição com seis duplas, três masculinas e três femininas, e foi um dos países destaque do primeiro dia do Mundial, que conta com vinte e três delegações do mundo todo.

Foto: @targetprodutora

Serão 4 dias de muitas partidas disputadas e o Brasil começou bem a competição. Destaque para a dupla brasileira Talita e Kyce da Unifor, do Ceará, que terminou o primeiro dia do Mundial invicta com duas vitórias importantes. Sendo uma delas, no tie-break contra as americanas Scoles e Harward.

Apesar de um início de primeiro set bem acirrado, os Estados Unidos saíram na frente, ampliando a vantagem e fechando o set em 21-15. Porém, no segundo set, o Brasil começou bem, abrindo o placar em 3-0, com Kyce bloqueando todas ao lado de Talita, que se destacou nas defesas. Com esse ritmo, as brasileiras sufocaram a dupla americana e ganharam o segundo set por 21-18.

Assim como o segundo set, o tie-break foi de tirar o fôlego! Talita e Kyce abriram 3-0 em cima das americanas, que reagiram, mas não conseguiram reverter a vantagem. O Brasil terminou o tie-break em 15-12 garantindo a segunda vitória do dia. O primeiro jogo da dupla brasileira foi contra as australianas Mears e Milutinovic, que ganharam os dois sets.

Talita destacou o apoio da torcida brasileira que foi fundamental para a conquista dos resultados: “É muita entrega aqui dentro e a gente veio buscando o nosso melhor. É muito bom jogar em casa, a torcida ajuda muito dando forças, nos dando um gás a mais na partida”.

Destaque da partida com belos bloqueios e ataques, Kyce falou do empenho da dupla na competição: “É uma pressão grande representar o Brasil, mas creio que a gente vai crescer e esse jogo mostrou que nós temos tudo para subir no lugar mais alto do pódio”.

Outras duplas brasileiras também fizeram bonito na estreia no Mundial. Thainara e Teresa ganharam das croatas Inkret e Leskovar por dois sets a zero. Mas em seguida, perderam para as alemãs Grüne e Christ em uma partida bem disputada. Karem Kyrsten e Luiza perderam na estreia para as australianas Bettenay e Fleming. Mas se recuperaram e venceram com folga a Costa Rica da dupla Guevara e V Matarrita.

Já no masculino, o Brasil de Carlos Eduardo e Anthony perdeu no tie-break para os suíços Zürcher e Jordan. A primeira vitória brasileira, que foi bem suada por sinal, veio com Adelmo e Mateus contra Rivera e Torres, de Porto Rico, também no tie-break. Em mais uma partida que foi para o tie-break, os brasileiros Matheus e Danilo perderam da dupla espanhol Huerta, P. e Jiménez.

A etapa classificatória segue nesta quarta-feira (7) com mais Brasil em quadra. A competição está sendo transmitida pela FISU.TV e tem cobertura integral através do perfil oficial no Instagram, @maceió2022_.

NOTÍCIAS RELACIONADAS