Brasileira eleita melhor atleta universitária do mundo recebe o prêmio em Taiwan
Atleta do futsal, Valéria Schmidt recebeu a honraria no 3° FISU Gala, durante a Universíade de Verão
Por Danielle Coimbra
Tradição e modernidade misturadas em uma união perfeita durante o 3° FISU Gala, realizado esta semana durante a Universíade de Verão, em Taipei, capital de Taiwan. O evento, que homenageia pessoas e organizações por suas contribuições para o desenvolvimento do esporte universitário, premiou onze categorias, dentre elas a de melhor atleta universitária do mundo, entregue à brasileira Valéria Schmidt, do futsal.
A recepção de boas-vindas, que precedeu a cerimônia de premiação, marcou o tom da noite de sábado, 18, no acompanhamento musical da Taipei Chinese Orchestra Academy.
Valeria Schmidt, cinco vezes campeã do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, falou sobre o prêmio de Melhor Atleta Feminino. “Este Prêmio é um sonho tornado realidade. Todo atleta pretende atingir seu potencial total e acredito que consegui chegar muito perto disso. Eu acho que todos os esforços e lutas diárias que sofri foram recompensados hoje à noite e estou muito grato e feliz com este título”.
Além de reconhecer as realizações passadas e presentes, as apresentações para as três próximas Universíades – em Krasnoyarsk (2019 Winter Universiade), Napoli (2019 Summer Universiade) e Lucerna (2021 Winter Universiade) – mostraram o futuro no esporte universitário.
Junto ao prêmio de Melhor Atleta Feminino, também foram homenageados:
Melhor Federação Esportiva Universitária
Melhor Federação Internacional Esportiva
Melhor Projeto Promocional FISU
Melhor Campeonato Universitário Mundial, entregue pelo presidente da CBDU e vice-presidente FISU, Luciano Cabral
Prêmio Especial – Pessoa
Melhor Universidade
Prêmio Especial de Melhor Organização
Melhor Parceiro Comercial
Melhor Parceiro em Mídia
Melhor Atleta Masculino
A última apresentação da noite foi conduzida pelo grupo Miling’an, que apresentou o Golden Miracle, uma visão de mitos e lendas aborígenes locais.