CAMPEÕES NO PAN DE LIMA, QUATRO DOS CINCO ATLETAS BRASILEIROS DA GINÁSTICA PASSARAM PELO ESPORTE UNIVERSITÁRIO; CONFIRA MAIS ATLETAS

Foto: Reuters/Ivan Alvarado

Muita gente pode não saber, mas grandes atletas do Brasil antes de passarem por jogos como o Pan Americano e as Olimpíadas, passaram pelo esporte universitário.

E, no Pan de Lima, não poderia ser diferente: logo nos primeiros dias de competição, nossos heróis mostraram a força que o esporte universitário tem.

Um dos ouros do Brasil em Lima veio pelos meninos da ginástica artística. Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Chico Barretto e Luís Guilherme Porto foram campeões por equipes e, dos cinco atletas, apenas Caio não passou pelo esporte universitário.

Além da vitória por equipes, Zanetti conquistou ouro nas argolas, Nory prata no individual geral e na barra fixa e Chico garantiu dois ouros para o Brasil – no cavalo com alças e na barra fixa.

De diferentes gerações, os três, além de Luís Porto, passaram pela Universíade – maior evento universitário do mundo. Zanetti fez sua primeira participação em 2009 e conquistou ouro nas argolas em 2011 e 2013. Já Nory e Chico marcaram presença em 2013 e Luís Guilherme Porto participou da última edição, que aconteceu em julho de 2019, e saiu com a medalha de bronze no salto.

No taekwondo, os heróis universitários Milena Titoneli, Maicon Andrade e Ícaro Martins representaram o Brasil na Universíade de 2017, em Taipei. Na ocasião, apenas Maicon medalhou – o atleta levou a medalha de prata para casa. Em Lima, eles garantiram três medalhas para o Brasil: ouro, prata e bronze com Milena, Ícaro e Maicon, respectivamente.

Nos esportes coletivos, a seleção feminina de handebol, que foi campeã na terça-feira (30), também conta com pelo menos cinco atletas que já passaram pelo esporte universitário e pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Larissa, Deonise, Tamires, Elaine e Pati Matieli competiram nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e/ou na Universíade.

O Pan Americano 2019 acontece até 11 de agosto e, por lá, ainda passarão tantos outros atletas que fizeram parte da nossa história. Acompanhe os resultados dos nossos heróis por aqui!

NOTÍCIAS RELACIONADAS