CAPITAL DO AMAZONAS SEDIA O 3º INTERNATIONAL UNIVERSITY BEACH GAMES

Capital do Amazonas sedia o 3º International University Beach Games

Cinco países participam do evento, que acontece na praia da Ponta Negra, em Manaus, a partir do dia 05 de dezembro

UNINASSAU-PE faturou o ouro no beach soccer masculino na segunda edição do evento. Foto: Fotojump

Manaus, capital do Amazonas, se prepara para receber a terceira edição do International University Beach Games. A competição internacional universitária de praia será realizada na cidade entre 05 e 10 de dezembro, com a participação de cinco países.

O evento acontece na sequência à Liga do Desporto Universitário (LDU) de Jogos de Praia, último evento nacional da temporada 2017 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O Beach Games Internacional receberá alunos-atletas do Chile, Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai, nas modalidades vôlei de praia, beach hand e beach soccer.

Pelo terceiro ano consecutivo, a FISU America chancela a competição. “O Beach Games Internacional é um evento da CBDU que possui a chancela da FISU América, sendo uma competição pioneira que promove o desenvolvimento das modalidades de praia no meio universitário. Alguns países das Américas, por conta deste evento, já realizam seus jogos nacionais classificatórios para o evento internacional”, afirmou o presidente da FISU America, Alim Maluf Neto.

Edições anteriores

A primeira edição do International University Beach Games foi realizada em dezembro de 2015, em Aracaju, Sergipe. O evento contou com a participação da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Brasil e Uruguai.

Na ocasião, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, reforçou a importância do evento no cenário do esporte universitário mundial. “Escrevemos agora um novo capítulo na história do esporte universitário, com a realização do primeiro Beach Games Internacional, única competição da praia a nível mundial realizada para o público universitário”.

A segunda edição, sediada em Maceió/AL, foi realizada entre 27 de março e 01 de abril de 2017, e contou com a participação de alunos-atletas do Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai e Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Nesta terceira edição, Luciano Cabral fala da consolidação do projeto no âmbito internacional. “Os jogos de praia no Brasil já são uma realidade há mais de oito anos. Chegamos à terceira edição internacional, e este ano podemos verificar o investimento dos países, aumentando a sua participação, a exemplo da Argentina, que teve mais de 200 interessados em participar”.

Luciano destacou ainda a realização do evento no estado do Amazonas. “Acreditamos que, por ser em Manaus, uma praia de rio, isso desperta a curiosidade dos países, em conhecer a região. O mundo todo tem um interesse muito grande no Amazonas, e este foi um grande fator positivo para também atrair a atenção dos participantes”.

Beach Games será realizado na praia de Ponta Negra. Foto: Waldecleber Gonçalves

O Brasil será representado pelas equipes vencedoras da LDU de Jogos de Praia, que acontece também em Manaus, entre 28 de novembro e 02 de dezembro, e pelos times das universidades do Amazonas, representando o estado sede.

III International University Beach Games é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, da FISU America e da Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Onza Indústria de Confecções e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS