CAPITÃO DO BASQUETE DA UNIFACISA-PB TRAZ A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL E PROFISSIONAL PARA O TIME UNIVERSITÁRIO

Capitão do basquete da UNIFACISA-PB traz a experiência internacional e profissional para o time universitário

Camisa 10 da universidade paraibana já jogou quatro NBBs e um campeonato universitário nos Estados Unidos

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

Experiência em quadra: capitão Rodrigo Reis em ação. Foto: Be Nice Films

O ala-pivô Rodrigo Reis Silva, 26 anos, joga basquete desde os 14 anos. O atleta nasceu em Aracaju, capital do estado de Sergipe, e começou a jogar por influência do irmão. “Comecei no esporte em um projeto social na minha cidade. Era bem simples, coisa de bairro. Quando eu entrei, cheguei a uma altura boa e vi que tinha jeito. A partir daí, comecei a me dedicar diariamente”, descreve.

A dedicação, preparação e o talento do jogador começaram a ser reconhecidos. Com um ano e meio de basquete, Rodrigo foi contratado pelo Fluminense-RJ e deslanchou na carreira. O atleta conta que, a princípio, foi difícil deixar a casa dos pais, mas, com o incentivo da família, os resultados foram sempre satisfatórios. “Eu vivenciei coisas novas, experiências interessantes como tem sido até hoje”, relata.

Pelo Fluminense, Rodrigo jogou apenas oito meses. O jogador chamou a atenção dos dirigentes do Pinheiros-SP e logo foi contratado. No time paulista, o atleta ficou por quatro anos e disputou duas edições da Liga Nacional de Basquete (NBB). O ala-pivô também jogou outras duas NBBs pelo Palmeiras-SP e foi convocado pela Seleção Brasileira sub-23 para os Jogos Mundiais da Rússia, em 2010. Entretanto, por conta de uma lesão, foi cortado antes do mundial.

Outro marco na carreira do sergipano foi a oportunidade que a maioria dos jogadores de basquete sonham ter: jogar nos Estados Unidos. “Joguei o universitário pela Texas Tech University. No começo foi muito difícil por conta da língua e o jogo também é diferente do Brasil, porque é mais físico. Mas foi uma experiência única que eu levo para a vida toda”, ressalta.

Hoje, depois de rodar por times nacionais e até dos EUA, Rodrigo está no quinto período do curso de Educação Física no Centro Universitário UNIFACISA, em Campina Grande, na Paraíba. O jogador é o capitão e camisa 10 do time da instituição nos Jogos Universitários e em campeonatos por clubes. “Eu sou como uma segunda voz do técnico. Como eu tenho um pouco mais de experiência, tento organizar o time e passar o que o técnico fala para dentro de quadra”, reitera.

O basquete masculino da UNIFACISA-PB foi campeão da segunda divisão do JUBs 2016 e vem com um dos times mais fortes para a competição em Goiás. A preparação da equipe consiste em treinos diários, com preparações táticas e físicas, além de um calendário cheio de competições. “A UNIFACISA é um exemplo no incentivo ao esporte. Tudo que precisamos, nós temos dentro da universidade. O centro de treinamento é um dos melhores do Brasil, além de termos fisioterapeutas à nossa disposição”, completa o jogador.

Basquetebol no JUBs 2017

A segunda fase do JUBs com as disputas nas modalidades coletivas começou ontem, 24. Pela primeira divisão do basquete masculino, a UNIFACISA-PB estreou vencendo a equipe da CEUB-DF por 80 a 42. No jogo de hoje, 25, o time da Paraíba venceu a disputa com os catarinenses da UNOESC-SC pelo placar de 76 a 49 e encaminhou a classificação para as fases finais.

O último jogo da fase de grupos será amanhã, 26, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, às 19h30. O adversário é o time da UCDB-MS, que também vem forte na competição. A partida é aberta ao público e a expectativa é de que seja um ótimo jogo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS