Logo
NOTÍCIAS

CBDU celebra o Dia Internacional do Esporte Universitário e faz balanço do ano de grandes eventos

O Dia Internacional do Esporte Universitário (IDUS) foi criado para reforçar a importância do esporte e a educação estarem juntos nas formação dos universitários.

Por CBDU

20 de set., 2025 às 15:49 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

 

O Dia Internacional do Esporte Universitário (IDUS), celebrado em 20 de setembro por iniciativa da FISU e da UNESCO, é um marco para promover a prática esportiva e os valores do desporto no ambiente acadêmico. A data proclamada em 2015 e comemorada desde 2016 reforça a importância do esporte universitário como ferramenta de formação, inclusão e desenvolvimento de lideranças.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) aproveita o IDUS 2025 para fazer um balanço do ano de seus eventos e das participações em competições internacionais com o Time UBrasil. 

Principais eventos

Nacionais

  • JUBs Futebol, Fut7, X1 e X2 — Goiás

A temporada começou em Goiás com a primeira grande competição nacional do ano. O evento reuniu modalidades tradicionais e novidades, como X1 e X2 misto.

  • JUBs Atléticas — Goiás e Maranhão

O movimento das atléticas universitárias teve duas grandes edições em 2025. Em Goiânia e Maranhão, simultaneamente, recebeu o JUBs Atléticas para levar a experiência e a qualidade JUBs para os jogos de atléticas. 

  • JUBs Seletivas - Brasília

As seletivas nacionais foram fundamentais para definir os representantes do Brasil nas competições internacionais, incluindo o FISU World University Games Rhine-Ruhr 2025. Atletas de todo o país se enfrentaram em diferentes modalidades, garantindo um calendário intenso e de alto rendimento, que serviu como trampolim para grandes conquistas do Time UBrasil no cenário mundial.

  • JUBs Praia — João Pessoa

João Pessoa recebeu a maior edição da história do JUBs Praia, reunindo mais de 2 mil participantes em 14 modalidades, como vôlei de praia, surf, futevôlei, skate, águas abertas, beach hand, entre outras. O evento, realizado na orla de Tambaú, marcou também o primeiro grande capítulo do Paraíba Beach Games, movimentando a hotelaria da capital paraibana com a contratação de 27 hotéis e atraindo atenção nacional para a força do esporte universitário de praia.

  • JUBs Rio Grande do Norte - Natal (JUBs RN 2025)

    Entre os dias 5 e 18 de outubro, Natal se transformará na capital do esporte universitário brasileiro, recebendo o maior JUBs da história. Serão 7 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando todos os estados do país em 22 modalidades esportivas. Além das competições, o evento movimenta a economia local e celebra a diversidade cultural do Brasil, consolidando os JUBs como o maior evento poliesportivo universitário da América Latina.

 

Internacionais

  • Turim (Torino), Itália – Jogos Mundiais Universitários de Inverno (Turin 2025): participação do Time UBrasil.
     
  • Rhine-Ruhr, Alemanha (Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim) – FISU World University Games Rhine-Ruhr 2025: o maior evento universitário do ano, com 18 modalidades e mais de 8.500 estudantes-atletas.

     

Principais conquistas do Time UBrasil (retrospectiva selecionada)

Ao longo do ano, o Time UBrasil acumulou resultados relevantes saindo da Alemanha com duas medalhas de ouro, três de prata e sete de bronze, com um total de 13 medalhas.
 

  • FISU World University Games Rhine-Ruhr 2025 (Alemanha): conquistas de grande relevância esportiva, entre as quais:
     
    • Bronze no revezamento 4x100 m livre da natação (equipa formada por Lucas Martins Costa Peixoto, Kauan de Morais Alves, Kaique Vinicius Tavares Assunção e Pedro H. Buch e Grahl de Souza).
       
    • Medalhas no Taekwondo: ouro de Maria Clara Pacheco (-57kg) e pódios adicionais, incluindo bronze de Matheus Gilliard (-54kg), prata de Vinicius Matos (-74kg) e bronze de Mikaela Oliveira (-73kg).
       
    • Basquete masculino: título de ouro com virada histórica na final.
       
    • Voleibol: vice-campeonato no masculino e terceiro lugar no feminino.
       
    • Judô: medalha por equipes, prata e bronze no individual.
       
    • Atletismo: João Pedro Silva pulou 16m35cm para garantir o bronze no salto triplo. 

Para o presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, o IDUS é momento de reconhecimento ao duplo papel do estudante-atleta:

“Hoje celebramos o esforço de quem estuda e pratica esporte. Hoje celebramos o fato de que cada vez mais atletas universitários em nosso país participam do movimento esportivo universitário. Hoje celebramos a possibilidade de que alunos-atletas sejam formados com os valores do esporte aliados à educação. Feliz Dia Internacional do Esporte Universitário!” 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS