CBDU E CPB REALIZAM JOGOS PARALÍMPICOS UNIVERSITÁRIOS

CBDU e CPB realizam em julho os Jogos Paralímpicos Universitários 2017

Competição contará com sete modalidades, e será sediada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Maurício Scota, de azul, e Vinícius Guarienti, de verde, em competição no JUBs 2016. Foto: Fotojump

Os Jogos Paralímpicos Universitários 2017 já têm data e local marcados. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e será realizada de 26 a 30 de julho, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes.

Nesta edição, serão ofertadas sete modalidades: atletismo, natação, bocha, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e badminton. Ao todo, são esperados cerca de 400 atletas.

Para o vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, a ideia dos Jogos Universitários é seguir o fortalecimento paradesportivo do Brasil desde a base. “Vimos que existia esse hiato entre o esporte escolar e o alto rendimento. Alguns atletas paravam de treinar para entrar em uma universidade, outros largavam a universidade porque precisavam treinar. Então esta é uma forma até de as Instituições de Ensino Superior do país incentivarem a prática esportiva entre os alunos com alguma deficiência física. Acredito que os Jogos Universitários serão muito importantes para que não tenha que haver essa escolha entre treinar ou estudar”, resumiu Ivaldo Brandão.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, destacou que a parceria entre a Confederação e o CPB será fundamental para o desenvolvimento e fomento do paradesporto dentro do ambiente universitário. “A CBDU possui uma política de inclusão, de atender todo o universo dos estudantes de nível superior ofertando a plataforma esportiva. Nós não poderíamos deixar de fora este segmento, que é importantíssimo para o nosso país, que são as pessoas portadoras de necessidades especiais, principalmente quando temos recursos da Lei Agnelo Piva destinados especificamente para o paradesporto”, pontuou Luciano, que falou ainda sobre a estrutura que as duas instituições, juntas, poderão oferecer aos competidores. “O CPB é um Comitê que está devidamente estruturado, que acabou de sair de uma Paralimpíada, enquanto a CBDU tem toda a estrutura voltada ao ambiente esportivo universitário, então temos certeza que iremos oferecer aos paradesportivas universitários do Brasil uma plataforma onde eles possam praticar seus esportes e desenvolver sua performance esportiva”.

Em 2016, a 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Cuiabá-MT, contaram, pela primeira vez, com as modalidades paradesportivas natação e tênis de mesa.

Inscrições

As inscrições começam no dia 16 de maio e se estendem até 5 de junho. O processo pode ser feito via universidade (a instituição inscreve os atletas) ou de forma individual pelo competidor. Nos dois casos, é preciso comprovar que o atleta é um aluno regular de uma Instituição de Ensino Superior.

O regulamento será divulgado no dia 15 de maio, com todas as informações sobre provas, classificação funcional e endereço eletrônico para as inscrições.

NOTÍCIAS RELACIONADAS