Evento movimentou cerca de 4 mil pessoas em 11 praças esportivas da Cidade Canção

 

Por Allana Luiza – Programa Jovens Jornalistas

 

Os Jogos Universitários Brasileiros chegam ao fim e só sabemos pensar “vem, JUBs 2019”. As competições de 2018 conquistaram Maringá, no Paraná, deixando aquele gostinho de quero mais. Na última sexta-feira (9), as disputas individuais chegaram ao fim e, neste sábado (10), foram conhecidos os pódios das modalidades coletivas.

 

O encerramento aconteceu no Boulevard dos Atletas, com a premiação das modalidades futsal, basquete, handebol, voleibol, judô, atletismo e League of Legends (LOL) durante todo o dia. Os atletas puderam, ainda, se despedir de verdade desse clima de jogos durante a noite. Com profundo agradecimento à cidade paranaense e show do grupo Sempre Tem, além de atrações e muita diversão, a 66º edição dos JUBs chega ao fim.

 

A fase final contou com a presença de 2.124 atletas e uma superestrutura para melhor recebê-los. A preocupação começou na escolha da acomodação dos atletas, quando 18 hotéis foram reservados para o evento e separados por delegação. O transporte também ficou por conta da competição. Os atletas tiveram 4 opções de rotas, em ônibus confortáveis e com circulação de 30 em 30 minutos, passando por todos os hotéis e nos locais de competição. Vans completaram o serviço de translado.

Esses sorrisos não foram apenas vistos nas premiações. Foto: Thiago Duarte – Kaizen/CBDU

 

A alimentação dos atletas foi disponibilizada no Boulevard servindo, em média, 4 mil refeições por dia em horários de almoço e jantar. No espaço de convivência, além das comidas balanceadas, foi proporcionado aos atletas entretenimento e apoio. Atividades como sinuca, pebolim, tênis de mesa, aero hockey, arena de games, spike ball e futmesa compuseram o ambiente.

 

Além de atendimentos com fisioterapeutas e profissionais da saúde, guarda-volumes, loja para a venda de artigos esportivos, mascotes de pelúcia, food truck e, ainda, auditórios para palestras e reuniões, o Boulevard também ofereceu cortes de cabelo e aferimento de pressão pelo SENAC.

 

Os universitários contaram com uma equipe composta por mais de 900 pessoas, em diferentes setores, para auxiliarem no que foi necessário.

 

Todos os participantes com um Kit atleta (bolsa, camisa, garrafinha, adesivos e pulseiras) e alguns foram contemplados por meio de sorteio com bolsas de estudo de pós-graduação. Para encerrar o evento e brincar junto aos atletas, foi criado o Concurso Musa e Muso JUBs fase final 2018. Ingrid Moreira e Paulo André Camilo, ambos do atletismo, foram vencedores. “Agradeço a todos que votaram. Fiquei muito feliz de ter sido escolhido o muso da competição e ainda levar duas medalhas para casa”, brinca o mais novo recordista dos 100m e 200m.

 

Os JUBs 2018 deixarão saudades. Mas os trabalhos para a próxima edição, que será realizada na Bahia, já começaram.

 

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.